Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Equipe do PPI faz visita ao Porto de Ilhéus, Fiol e outros empreendimentos de infraestrutura

Home > Notícias > Equipe do PPI faz visita ao Porto de Ilhéus, Fiol e outros empreendimentos de infraestrutura

22 de janeiro de 2021

Equipe do PPI faz visita ao Porto de Ilhéus, Fiol e outros empreendimentos de infraestrutura

Codeba
Comitiva composta por equipes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do Ministério da Infraestrutura, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A fez visita à diversos empreendimentos de infraestrutura entre terça e quinta-feira (19 a 21/1).  A Secretária Especial, Martha Seillier, o Secretário de Parcerias em Transportes, Thiago Caldeira, o Diretor de Programa Frederico Munia e a assessora técnica Maryane Araújo participaram das agendas pelo PPI.  
 
Na terça-feira (19/1), a comitiva visitou o Porto de Ilhéus, administrado pela Companhia Docas da Bahia (Codeba), cuja desestatização está em processo de qualificação no Programa de Parcerias de Investimentos. Em 2020, mesmo em um cenário desafiador, o Porto de Ilhéus registrou aumento de 118,46% nas movimentações de carga geral e granéis sólidos. A previsão é de leilão no último trimestre em 2022, com a adoção de um modelo que traga mais eficiência na gestão e melhorias na operação e infraestrutura portuária. Na ocasião, o grupo também visitou as obras do Porto-Sul. 
 
“Este ano não será apenas dos leilões de infraestrutura de transportes, mas da intermodalidade. Estamos com a carteira recheada de portos, rodovias, aeroportos e ferrovias e viemos visitar importantes empreendimentos, que serão leiloados e marcam o compromisso do governo federal com a agenda de competitividade via diferentes modais de transporte”, afirmou a Secretária Especial Martha Seillier. 
 
Na quarta-feira (20/1), a comitiva percorreu os trechos I, II e III da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O Trecho I, que compreende os municípios de Ilhéus e Caetité, na Bahia, tem extensão de 537 km e irá a leilão no dia 8/4/2021, com previsão de mais de R$ 5 bilhões em investimentos. O projeto faz parte da carteira do PPI e é um importante corredor de escoamento de minério de ferro do sudoeste baiano. 
 
“Participamos da estruturação da Fiol e viemos ver de perto este empreendimento estratégico saindo do papel, um corredor importantíssimo de escoamento da produção pelos portos baianos”, disse o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima.
 
No último dia de agenda, a comitiva visitou a Mina Pedra de Ferro, da Bamin, próxima à Caetité/BA. A conexão da mina com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste possibilitará o escoamento da produção até o Porto Sul e o Porto de Ilhéus. 
 
“Entendemos que somente a partir do fortalecimento da intermodalidade e do fomento às parcerias entre os setores público e privado levaremos a infraestrutura nacional aos níveis que o país precisa para se desenvolver ainda mais”, finalizou o diretor-presidente da Valec, André Kuhn.

Galeria

Visita - Comitiva

Visita - Comitiva

Visita - Comitiva

Visita - Comitiva

Leia outras notícias

  • Capitalização da Eletrobras: MME aprova diretrizes para definição de preço de Angra 3

    Continue lendo
  • Anac e CCR assinam contrato de concessão dos aeroportos do Bloco Central

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil