
Em 27 de setembro, o Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti, recebeu, juntamente com autoridades brasileiras, equipe da UNDRR – agência para Prevenção de Risco de Desastres das Nações Unidas.
Em ampla conversa, os participantes da ONU compartilharam iniciativas para prevenir e mitigar desastres ambientais. Ressaltaram a importância de um plano de ação mencionando o passo a passo para elaborar inventário de infraestruturas e seu nível de resiliência atual.
Para tanto, é necessário mapear a governança institucional de locais e desafios dignos de atenção. Frisaram que o levantamento de normativas e políticas existentes para ação governamental deve ser realizado de modo coerente com o levantamento de vulnerabilidades. Ainda, em suas atividades, buscam entender as consequências financeiras dos desastres, a fim de identificar e priorizar necessidades de financiamento. Após esse estudo, desenvolvem plano de ação, adequando a situação às opções de financiamento que proporcionam.
As autoridades brasileiras presentes, representadas pelos ministérios da Casa Civil, Transportes, Cidades, Integração e Desenvolvimento Regional, mostraram-se bastante atentas à questão e apresentaram algumas iniciativas já empreendidas para diminuir danos e desastres e evitar custos da ausência de adaptação climática. Houve apresentação do “Building Back Better”, pela Defesa Civil, mostrando o avanço na construção de barragens e o avanço empreendido na normatização do tema.
A reunião reveste-se de grande importância e vem ao encontro das iniciativas nacionais para lidar com o contexto de aprofundamento de crise climática e de fenômenos como o El Niño, que motivaram os ciclones no Rio Grande do Sul e as secas no Rio Amazonas.
