01 de novembro de 2019
Trecho da Fiol, projeto do PPI, tem estudos aprovados pela ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou nesta quinta-feira (31), a aprovação do plano de outorga, estudos técnicos e documentos jurídicos que disciplinarão as condições em que se dará a subconcessão do Trecho I à iniciativa privada da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O trecho ferroviário compreende os municípios de Ilhéus e Caetité, na Bahia.
O projeto, que faz parte da carteira de projetos do PPI/Casa Civil, possui extensão de 537 km e é um importante corredor de escoamento de minério de ferro do sudoeste baiano. Há ainda a possibilidade de integração futura com a Ferrovia Norte-Sul, indo ao encontro do objetivo de integração das malhas ferroviárias e melhora das condições logísticas do país.
De acordo com os estudos, os investimentos a serem realizados serão da ordem de R$ 3,4 milhões e o valor esperado da outorga é de R$ 143 milhões. O próximo passo será de análise e aprovação do Ministério da Infraestrutura (Minfra) para posterior envio ao Tribunal de Contas da União (TCU).