Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Equipe do Governo Federal visita Terminal Pesqueiro Público de Aracaju

Home > Notícias > Equipe do Governo Federal visita Terminal Pesqueiro Público de Aracaju

16 de novembro de 2020

Equipe do Governo Federal visita Terminal Pesqueiro Público de Aracaju

Equipe do Governo Federal visita Terminal Pesqueiro Público de Aracaju
Entre a última quarta e sexta-feira (11 a 13/11), o Governo Federal realizou visita técnica às instalações do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Aracaju. Estiveram presentes o Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA), Jorge Seif, e equipe; o Diretor de Programa da Secretaria de Parcerias em Transportes do PPI, Leonardo Maciel; e o Secretário Nacional de Atração de Investimentos Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza, e equipe.
 
O planejamento para instalação do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Aracaju é anterior a 2008. Em 2009, foi firmado convênio entre a União e o Estado de Sergipe para reforma e ampliação do TPP. As obras, entretanto, só se iniciaram em 2015. Boa parte das instalações já foram concluídas, tendo sido gasto, até momento, cerca de R$ 7 milhões. 

Na visita, o Secretário Jorge Seif anunciou um último repasse do Governo Federal no âmbito do convênio, no valor de R$ 3 milhões, para que sejam concluídas as instalações remanescentes pelo Governo do Estado, com previsão de entrega em janeiro de 2021, encerrando o convênio vigente.

Em paralelo, as ações para a concessão do TPP de Aracaju seguem a contento. No momento está sendo realizado o processo de seleção da empresa que realizará os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental para a concessão do Terminal. Os estudos serão realizados em conjunto e concomitantemente para a concessão de outros seis TPPs, além do de Aracaju: Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Vitória (ES), Santos (SP) e Cananéia (SP).

“A visita nos mostrou muito a realidade local e o potencial de Sergipe na pesca e produção de atuns e de camarões. Existem diversas fazendas de produção de camarão situadas na região, em sua maioria tocadas por pequenos grupos familiares”, afirma o Diretor de Programa da Secretaria de Parcerias em Transportes do PPI, Leonardo Maciel.
 
O TPP está situado em excelente localização, no centro da capital, com grande apelo turístico, e poderá oferecer aos futuros usuários melhor logística para fins de recepção, beneficiamento e comercialização, além dos cuidados sanitários necessários, agregando valor e potencializando a produção do Estado no mercado local e nacional e propiciando melhor renda às famílias da região que vivem da pesca.

O TPP de Aracaju é um dos que apresenta melhor infraestrutura para iniciar as operações pelo futuro parceiro privado entre os terminais qualificados no PPI. A expectativa é que ele seja capaz de movimentar cerca de 14 mil toneladas por ano.
 

Leia outras notícias

  • Leilão da PPP de Iluminação Pública de Petrolina é realizado com apoio do BNDES

    Continue lendo
  • Realizada reunião de kick-off do projeto de PPPs de creches em Teresina

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil