Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Setor portuário: projeto do PPI será referência na América Latina

Home > Notícias > Setor portuário: projeto do PPI será referência na América Latina

18 de dezembro de 2018

Setor portuário: projeto do PPI será referência na América Latina

Foto: Divulgação

Foi assinado, no dia 14 de dezembro, mais um contrato de prorrogação antecipada no setor portuário no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O projeto refere-se à renovação antecipada, por mais 20 anos, do contrato de arrendamento celebrado entre Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI), no Porto do Itaqui/MA, e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

Com investimento de R$ 80 milhões, a nova estrutura mudará sua capacidade de 80 mil toneladas para 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes por ano. O contrato de arrendamento é destinado à movimentação de granéis sólidos e carga geral.

Vale ressaltar que será a mais moderna do País para esse tipo de operação, interligando o armazém ao berço 101 do Porto por meio de uma correia transportadora, entre outros equipamentos. Com isso, Itaqui terá o mais moderno terminal de fertilizante da América Latina.

Referência no setor - Com a consolidação do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM) e o volume de cargas oriundas do Terminal de Uso Privativo da VLI, o Porto do Itaqui vem se consolidando como principal porta de saída da produção de grãos (soja e milho) da região Centro-Norte do Brasil - com sucessivos recordes tanto em produtividade quanto em volume de movimentação de cargas.

Nesse sentido, a importação de fertilizantes tem ganhado cada vez mais destaque no portfólio de cargas do porto público maranhense. Em 2017, foram movimentadas 1,7 milhões de toneladas de fertilizante e agora está fechando 2018 com quase dois milhões de toneladas - um recorde histórico. O investimento no novo Terminal garante o atendimento a demandas atuais e futuras da fronteira agrícola do Arco Norte.

Fonte: PPI

Leia outras notícias

  • Decretos qualificam empreendimentos no PPI/Casa Civil e no PND

    Continue lendo
  • Memorando estabelece comissão apara acompanhar estruturação de concessão de rodovias qualificadas no PPI/Casa Civil

    Continue lendo