Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Secretaria Especial do PPI

Secretaria Especial do PPI 

Home > Institucional > Secretaria Especial do PPI
Projeto Crescer

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) conta  com especialistas nas áreas de infraestrutura, finanças, engenharia, direito, economia e relações internacionais.

Sua missão é viabilizar o cumprimento dos objetivos do Programa, destinado à ampliação e fortalecimento da interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização.

Para tanto, deve-se orientar pelos princípios da estabilidade das políticas públicas de infraestrutura; legalidade, qualidade, eficiência e transparência da atuação estatal; e garantia de segurança jurídica aos agentes públicos, às entidades estatais e aos particulares envolvidos.

  • Adalberto Santos de Vasconcelos

    Secretário Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos

    Experiências:  Engenheiro do Metrô/DF; AFCE do TCDF. Auditor-CE do TCU desde 1996, ocupando os cargos de: assessor, gerente do Projeto de Acompanhamento de Concessões, diretor e secretário na Secretaria de Fiscalização de Desestatização (SEFID); coordenador-geral da Área de Infraestrutura e secretario de Desenvolvimento Econômico. 

    Formação acadêmica:  Pós-graduação em Regulação de Serviços Públicos pelo Instituto Serzedello Corrêa e em Controle Externo pela FGV; Graduação em engenharia mecânica pela UnB. 

    E-mail institucional:  adalberto.vasconcelos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6405

  • José Carlos Medaglia Filho

    Secretário Especial Adjunto

    Experiências:  Foi diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL). Foi vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, onde compõe o quadro de engenheiros. Ocupou os cargos de Gerente Nacional, Superintendente Nacional e Coordenador-Geral de programas estratégicos do Governo Federal.

    Formação acadêmica:  Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduado em construção civil pela UFRGS. MBA em gerenciamento de projetos pela Escola Superior de Administração de Brasília.  

    E-mail institucional:  josé.medaglia@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6415

  • Pedro Bruno Barros de Souza

    Secretário de Articulação de Políticas Públicas

    Experiências:  Foi asse​ssor do Gabinete da Presidência do BNDES, onde também atuou como coordenador do escritório corporativo de projetos do Banco. Antes de ingressar no BNDES, trabalhou na Petrobras e na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais. Trabalhou também em consultoria com foco em gestão.

    Formação acadêmica:  Mestre em Administração/PUC-Rio. Master in International Management pela Université Pierre Mendès (França). Graduado em Administração Pública/ FJP-MG. 

    E-mail institucional:  pedro.bruno@presidencia.gov.br​

    Telefone institucional: (61) 3411-6400

  • Rafael Fortunato

    Assessor Especial / Jurídico

    Experiências:  Procurador Federal, com foco na área de infraestrutura e assuntos estratégicos, direito administrativo, empresarial e tributário. Foi Advogado nas áreas de Direito Empresarial, Tributário e Administrativo. Atuou como Coordenador Chefe do Núcleo de Matéria Finalística e Estratégica da Procuradoria Federal no Estado de Mato Grosso. Atuou, também, como Subchefe-Adjunto Substituto de Infraestrutura na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

    Formação acadêmica:  Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com disciplinas cursadas na Università degli Studi Roma Tre e Pós Graduação em direito empresarial pela rede de ensino Luís Flávio Gomes (em andamento) e MBA em Licitações, Contratos e Auditoria Pública pelo CEPEC/MT (em andamento).

    E-mail institucional:  rafael.fortunato@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411- 3804

  • Anderson Marcio de Oliveira

    Diretor

    Experiências:  Advogado no BNDES. Atuação na área de meio ambiente e estruturação de projetos em infraestrutura e desestatizações.

    Formação acadêmica:  Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco. LLM em Direito do Estado e  Regulatório pela FGV-RIO. Mestrando em Direito da Regulação pela FGV-Rio.

    E-mail institucional:  anderson.marcio@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6436

  • Paula Baratella

    Diretora

    Experiências:  Analista de Infraestrutura, atuou na coord. de Eficiência Energética no MME. No PPI, coordena/monitora o portfólio de projetos, a interlocução com parceiros governamentais e internacionais, a produção de informação técnica e o desenvolvimento de ferramentas para a gestão.

    Formação acadêmica:  Arquiteta e Mestre em Engenharia Civil (UNICAMP), especialista em Construção Sustentável e Eficiência Energética (JICA/Japão). High School em Kansas City (USA) e Business em La Rioja (Espanha).

    E-mail institucional:  paula.baratella@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6476

  • Marcos Neves Torreão

    Diretor

    Experiências:  Analista Financeiro da Divisão de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2016. Gerente na Divisão de Estruturação de Projetos no BNDES de 2011 a 2016. Experiência na estruturação de PPPs para os governos federal, estadual e municipal nas áreas de saneamento, mobilidade e gestão de resíduos. 

    Formação acadêmica:  Especializações em Finanças, Controladoria e Auditoria; Marketing. Bacharel em Administração de Empresas.

    E-mail institucional:  marcos.torreao@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6461

  • Paula Passos

    Diretora

    Experiências:  É Analista  em Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. Atuou, principalmente, como Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Projetos e na Gestão de empreendimentos do setor rodoviário.
    Desde 2017 atua na Presidência da República, na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos. Exerceu a função de assessora na Secretaria de Coordenação de Projetos.

    Formação acadêmica:  Possui graduação e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. 

    E-mail institucional:  paula.passos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6424