Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Secretaria Especial do PPI

Secretaria Especial do PPI 

Home > Institucional > Secretaria Especial do PPI
Projeto Crescer

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) conta  com especialistas nas áreas de infraestrutura, finanças, engenharia, direito, economia e relações internacionais.

Sua missão é viabilizar o cumprimento dos objetivos do Programa, destinado à ampliação e fortalecimento da interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização.

Para tanto, deve-se orientar pelos princípios da estabilidade das políticas públicas de infraestrutura; legalidade, qualidade, eficiência e transparência da atuação estatal; e garantia de segurança jurídica aos agentes públicos, às entidades estatais e aos particulares envolvidos.

  • Adalberto Santos de Vasconcelos

    Secretário Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos

    Experiências:  Engenheiro do Metrô/DF; AFCE do TCDF. Auditor-CE do TCU desde 1996, ocupando os cargos de: assessor, gerente do Projeto de Acompanhamento de Concessões, diretor e secretário na Secretaria de Fiscalização de Desestatização (SEFID); coordenador-geral da Área de Infraestrutura e secretario de Desenvolvimento Econômico. 

    Formação acadêmica:  Pós-graduação em Regulação de Serviços Públicos pelo Instituto Serzedello Corrêa e em Controle Externo pela FGV; Graduação em engenharia mecânica pela UnB. 

    E-mail institucional:  adalberto.vasconcelos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6405

  • José Carlos Medaglia Filho

    Secretário Especial Adjunto

    Experiências:  Foi diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL). Foi vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, onde compõe o quadro de engenheiros. Ocupou os cargos de Gerente Nacional, Superintendente Nacional e Coordenador-Geral de programas estratégicos do Governo Federal.

    Formação acadêmica:  Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduado em construção civil pela UFRGS. MBA em gerenciamento de projetos pela Escola Superior de Administração de Brasília.  

    E-mail institucional:  josé.medaglia@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6415

  • Natália Resende Andrade

    Assessora Especial / Chefe de Gabinete

    Experiências:  Procuradora Federal, atuou como Assessora, Coordenadora Geral de Convênios e Consultora Jurídica Substituta na Consultoria Jurídica junto ao Ministério da Integração Nacional (MI), na Superintendência do IBAMA em Goiás, e, enquanto Analista de Infraestrutura, como Coordenadora de Integração de Obras e Gestão, Chefe de Gabinete da SECEX e Coordenadora Geral de Gestão Institucional da SDR, no MI.

    Formação acadêmica:  Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela UnB, Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial pela UMinho/PT, Pós Graduação em Direito Constitucional pela UGF e em Direito Tributário pela Estácio, Graduação em Direito pelo UniCEUB, Engenharia Civil pela UnB e Ciências Contábeis (bacharelanda) pela FIPECAFI.

    E-mail institucional:  natalia.andrade@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-3804

  • Marco Aurélio de Barcelos Silva

    Secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias

    Experiências:  Foi diretor jurídico e de parcerias da SP Negócios (empresa de estruturação de PPPs e concessões da Prefeitura de São Paulo). Foi diretor da Unidade PPP de Minas Gerais, participando da estruturação das primeiras PPPs do Brasil. Foi consultor em PPPs na FGV-Projetos. É coordenador e professor do curso de pós-graduação em Concessões e Parcerias da Administração no Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. 

    Formação acadêmica:  Doutorando em Direito do Estado pela USP. Master of Laws (LL.M) pela University College London. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Especialista em Finanças pelo IBMEC Business School e em Direito Público pela PUC/Minas. 

    E-mail institucional:  marco.barcelos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6408

  • Pedro Bruno Barros de Souza

    Secretário de Articulação de Políticas Públicas

    Experiências:  Foi asse​ssor do Gabinete da Presidência do BNDES, onde também atuou como coordenador do escritório corporativo de projetos do Banco. Antes de ingressar no BNDES, trabalhou na Petrobras e na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais. Trabalhou também em consultoria com foco em gestão.

    Formação acadêmica:  Mestre em Administração/PUC-Rio. Master in International Management pela Université Pierre Mendès (França). Graduado em Administração Pública/ FJP-MG. 

    E-mail institucional:  pedro.bruno@presidencia.gov.br​

    Telefone institucional: (61) 3411-6400

  • Tarcísio Gomes de Freitas

    Secretário de Coordenação de Projetos

    Experiências:  É consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Foi engenheiro do Exército; chefe da seção técnica da  Companhia de Engenharia do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti; coordenador-geral de Auditoria da Área de Transportes da CGU; diretor executivo e diretor-geral do DNIT. 

    Formação acadêmica:  Engenheiro civil pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em gerenciamento de projetos e engenharia de transportes. 

    E-mail institucional:  tarcisio.freitas@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6401

  • Mauro Biancamano Guimarães

    Assessor Especial

    Experiências:  É auditor federal de finanças e controle desde 2009, com atuação na área de engenharia. Foi especialista em regulação de serviços públicos de energia na ANEEL; chefe de divisão da Diretoria de Auditoria da Área de Infraestrutura na Controladoria-Geral da União (CGU); e coordenador-geral de planejamento e governança da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (Ciset/Presidência).

    Formação acadêmica:  Mestre em infraestrutura aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduado em engenharia civil pela Universidade de Brasília (Unb).

    E-mail institucional:  mauro.guimaraes@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6402

  • Rafael Fortunato

    Assessor Especial / Jurídico

    Experiências:  Procurador Federal, com foco na área de infraestrutura e assuntos estratégicos, direito administrativo, empresarial e tributário. Foi Advogado nas áreas de Direito Empresarial, Tributário e Administrativo. Atuou como Coordenador Chefe do Núcleo de Matéria Finalística e Estratégica da Procuradoria Federal no Estado de Mato Grosso. Atuou, também, como Subchefe-Adjunto Substituto de Infraestrutura na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

    Formação acadêmica:  Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com disciplinas cursadas na Università degli Studi Roma Tre e Pós Graduação em direito empresarial pela rede de ensino Luís Flávio Gomes (em andamento) e MBA em Licitações, Contratos e Auditoria Pública pelo CEPEC/MT (em andamento).

    E-mail institucional:  rafael.fortunato@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411- 3804

  • Anderson Marcio de Oliveira

    Diretor

    Experiências:  Advogado no BNDES. Atuação na área de meio ambiente e estruturação de projetos em infraestrutura e desestatizações.

    Formação acadêmica:  Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco. LLM em Direito do Estado e  Regulatório pela FGV-RIO. Mestrando em Direito da Regulação pela FGV-Rio.

    E-mail institucional:  anderson.marcio@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6436

  • Diogo Piloni e Silva

    Diretor

    Experiências:  Foi diretor do departamento de outorgas portuárias na Secretaria de Portos da Presidência da República. Foi assessor especial do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República. Foi gerente de desenvolvimento e estudos na Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Foi coordenador geral de modelagem e outorgas na Secretaria de Portos da Presidência da República.

    Formação acadêmica:  Especialista em Engenharia e Gestão Portuária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília.

    E-mail institucional:  diogo.piloni@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6460

  • Paula Baratella

    Diretora

    Experiências:  Analista de Infraestrutura, atuou na coord. de Eficiência Energética no MME. No PPI, coordena/monitora o portfólio de projetos, a interlocução com parceiros governamentais e internacionais, a produção de informação técnica e o desenvolvimento de ferramentas para a gestão.

    Formação acadêmica:  Arquiteta e Mestre em Engenharia Civil (UNICAMP), especialista em Construção Sustentável e Eficiência Energética (JICA/Japão). High School em Kansas City (USA) e Business em La Rioja (Espanha).

    E-mail institucional:  paula.baratella@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6476

  • Marcos Neves Torreão

    Diretor

    Experiências:  Analista Financeiro da Divisão de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2016. Gerente na Divisão de Estruturação de Projetos no BNDES de 2011 a 2016. Experiência na estruturação de PPPs para os governos federal, estadual e municipal nas áreas de saneamento, mobilidade e gestão de resíduos. 

    Formação acadêmica:  Especializações em Finanças, Controladoria e Auditoria; Marketing. Bacharel em Administração de Empresas.

    E-mail institucional:  marcos.torreao@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6461

  • Paula Passos

    Diretora

    Experiências:  É Analista  em Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. Atuou, principalmente, como Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Projetos e na Gestão de empreendimentos do setor rodoviário.
    Desde 2017 atua na Presidência da República, na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos. Exerceu a função de assessora na Secretaria de Coordenação de Projetos.

    Formação acadêmica:  Possui graduação e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. 

    E-mail institucional:  paula.passos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6424