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Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Secretaria Especial do PPI

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Projeto Crescer

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) conta  com especialistas nas áreas de infraestrutura, finanças, engenharia, direito, economia e relações internacionais.

Sua missão é viabilizar o cumprimento dos objetivos do Programa, destinado à ampliação e fortalecimento da interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização.

Para tanto, deve-se orientar pelos princípios da estabilidade das políticas públicas de infraestrutura; legalidade, qualidade, eficiência e transparência da atuação estatal; e garantia de segurança jurídica aos agentes públicos, às entidades estatais e aos particulares envolvidos.

  • Martha Seillier

    Secretária Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos

    Experiências:  Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil (DERC) da Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR), de 2011 a 2016, e coordenadora no Departamento de Política do órgão, em 2010. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente CEO da Infraero, em janeiro de 2018.

    Formação acadêmica:  Mestre em Economia pela Universidade de Brasília/UnB, é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com formação na Escola Nacional de Administração Pública/ENAP. Também é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília/UniCEUB e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília/UnB.

    E-mail institucional:  agendappi@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6405

  • Veronica Sánchez da Cruz Rios

    Secretária Especial Adjunta

    Experiências: 
    É servidora pública federal desde 2009, da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Atuou na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, onde planejou, coordenou e monitorou as atividades ligadas à Geração e Transmissão de Energia Elétrica incluídas no PAC. De 2014 a 2016  trabalhou como Coordenadora Geral de Petróleo e Gás da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Entre 2016 a 2018 foi Assessora Especial da Casa Civil da Presidência da República trabalhando na coordenação da agenda de reformas estratégicas para o Governo Federal. Até julho de 2019 atuou como Secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República.

    Formação acadêmica: 
    Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental dos Setores Energético e Mineral (PUC-Rio). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

    E-mail institucional:  veronica.sanchez@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3441-6408

  • Cláudia de Araújo Guimarães Kattar

    Chefe de Gabinete

    Experiências:  Foi chefe de gabinete na Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais da Secretaria de Desestatização, Desenvestimento e Mercados do Ministério da Economia. Também atuou como chefe de gabinete na Secretaria Executiva da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, onde também atuou como chefe de gabinete substituta do ministro. Coordenadora no Departamento de Política de Aviação Civil do Ministério da Defesa, até maio de 2011. Foi chefe da Divisão de Acompanhamento Legislativo na Assessoria Parlamentar do Ministério dos 

    Formação acadêmica:  Especialista em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Administração pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF).

    E-mail institucional:  claudia.kattar@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6419

  • Rose Mirian Hofmann

    Secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental e à Desapropriação

    Experiências:  Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados desde 2015, atuando na área de meio ambiente e direito ambiental, organização territorial, desenvolvimento urbano e regional. Já ocupou também o cargo de Diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi Especialista em Regulação na Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) e analista ambiental no Ibama e na Companhia Paranaense de Energia (Copel).

    Formação acadêmica:  Tecnóloga em Química Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet/PR); especialista em Gestão e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/Instituto de Engenharia do Paraná – IEP); especialista em Regulação de Serviços Públicos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestranda em Poder Legislativo.   

    E-mail institucional:  rose.hofmann@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-2328

  • Thiago Costa Monteiro Caldeira

    Secretário de Transportes

    Experiências:  É membro concursado da carreira de Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados. Foi Coordenador-Geral de Políticas Regulatórias na Secretaria de Aviação Civil de 2013 a 2017, tendo atuado na estruturação de concessões de aeroportos e em políticas para promoção do mercado de transporte aéreo. Foi especialista em regulação de serviços públicos na Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL de 2007 a 2012, atuando principalmente na regulação econômica de contratos de concessão dos serviços de distribuição e transmissão de energia elétrica

    Formação acadêmica:  Graduado em Economia e em Direito, é mestre em Regulação e Gestão de Negócios pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Economia pela Univerdade Católica de Brasília.

    E-mail institucional:  thiago.caldeira@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6462

  • Wesley Callegari Cardia

    Secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Desde 1991, é sócio proprietário na Maestro Marketing. Dirigiu a Aspen Capital de 2011 até 2018, empresa de fusões e aquisições. CEO da ISL do Brasil entre 1999 e 2001. Atuou em três períodos diferentes no Governo do Rio Grande do Sul: Diretor de Relações Consulares (1979 a 1983); Chefe de Cerimonial (1983 a 1984) e Diretor de Comunicação (1995 a 1998). Além disso, foi diretor da RBS até 1990.  

    Formação acadêmica:  Mestre em Ciência da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). MBA em Marketing pela University of California (Berkeley). MBA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Administração e Gestão de Recursos Humanos pela PUCRS. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

    E-mail institucional:  wesley.cardia@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6412

  • Rafael Fortunato

    Assessor Especial

    Experiências:  Procurador Federal, com foco na área de infraestrutura e assuntos estratégicos, direito administrativo, empresarial e tributário. Foi Advogado nas áreas de Direito Empresarial, Tributário e Administrativo. Atuou como Coordenador Chefe do Núcleo de Matéria Finalística e Estratégica da Procuradoria Federal no Estado de Mato Grosso. Atuou, também, como Subchefe-Adjunto Substituto de Infraestrutura na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

    Formação acadêmica:  Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com disciplinas cursadas na Università degli Studi Roma Tre e Pós Graduação em direito empresarial pela rede de ensino Luís Flávio Gomes (em andamento) e MBA em Licitações, Contratos, Auditoria Pública pelo CEPEC/MT e MBA em Economia e Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    E-mail institucional:  rafael.fortunato@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411- 3804

  • Bertha Gadelha

    Assessora Internacional

    Experiências:  Bertha Gadelha é diplomata de carreira desde 2006 e está cedida à Presidência da República desde o regresso de seu último Posto no exterior, a Embaixada do Brasil em Bogotá, em fevereiro de 2019. Possui ampla experiência em comércio e atração de investimentos, logrado após trabalho no então Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) de 2006 a 2010. Igualmente, chefiou os setores de promoção comercial e investimentos (SECOMs) das Embaixadas do Brasil em Paris e em Bogotá, entre 2010 e 2018. Foi, ainda, diplomata de ligação do Brasil com a OCDE quando lotada em Paris. Antes de ingressar na carreira diplomática, foi oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre 2005 e 2006.  

    Formação acadêmica:  Graduada  em Comunicação Social – Propaganda & Marketing - pela Universidade de Brasília (UnB) e possui Especialização em Comércio Exterior e Negociações Cambiais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  

    E-mail institucional:  bertha.gadelha@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3441-6422

  • Manoel Renato Machado Filho

    Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Servidor Público Federal desde 1990. Geólogo e Engenheiro Sanitarista com atuação na Fundação Nacional de Saúde e Ministérios da Saúde, Cidades e Planejamento, ocupando cargos de Diretor de Infraestrutura Social e Urbana (MPDG), Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação Técnica (MCidades); Diretor Substituto de Engenharia de Saúde Pública (FUNASA); Gerente Nacional do Projeto do Cartão Nacional de Saúde (MS); Coordenador-Geral de Projetos de saneamento e Edificações de Saúde (FUNASA). Membro do Conselho Curador do FGTS entre 2016 e 2018, representando o MPDG. Integrou os Conselhos de Administração das Empresas Eletrobrás CGTEE (2017 e 2018) e CBTU (2019) e o Conselho Gestor do Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional – PISF (2016 a 2018).  

    Formação acadêmica:  Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-graduação em Engenharia de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ); Graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (UnB). 

    E-mail institucional:  manoel.filho@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6474

  • Otto Luiz Burlier da Silveira Filho

    Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Diretor na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura – Departamento de Infraestrutura Logística (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão); Diretor no Departamento de Infraestrutura, Logística e Geoconhecimento para o Setor Agropecuário (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Diretor no Departamento de Informações Portuárias (Secretaria de Portos da Presidência da República); Coordenador-Geral de Portos e Aeroportos na Secretaria do PAC (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão). Esteve em diversas áreas dentro do Banco do Brasil.

    Formação acadêmica:  Especialista em Consultoria Financeira e Mercado de Capitais pela Faculdade Michelangelo (DF) e em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).  

    E-mail institucional:  otto.burlier@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6463

  • Marcel Olivi Gonzaga Barbosa

    Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Analista de Infraestrutura de carreira do Ministério da Economia, onde ocupou os cargos de Coordenador na Secretaria de Planejamento; de Coordenador-Geral, de Diretor de Programa e de Diretor do Departamento de Infraestrutura Social e Urbana na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura. Nessas funções, no Ministério da Economia, atuou na coordenação do Programa Minha Casa Minha Vida e dos investimentos federais em Saneamento, Mobilidade, Prevenção em Áreas de Risco, Infraestrutura Hídrica (a exemplo do Projeto de Integração do Rio São Francisco), Irrigação, Educação (Creches e Quadras), Saúde (UPA e UBS), Turismo e Esporte. Também representou o Ministério da Economia no Conselho Curador do FGTS, no Conselho Gestor da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e no Conselho das Cidades e no Grupo de Acompanhamento do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI. Atualmente é Conselheiro de Administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro e Diretor de Obras Estratégicas do PPI.  

    Formação acadêmica:  Pós-Graduação: MBA em Gestão Pública; MBA em Projetos e MBA em Gestão Empresarial, todas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Além de cursos de longa duração: Fundação Dom Cabral - Programa SEST de Capacitação para Conselheiros de Administração; China/ Shanghai Business School - Construção e Planejamento Urbano; Japão/JICA - Sediment related disaster risk assessment & mapping for urban expansion planning in Brazil; Espanha/ Fundación CEDDET - Gestión de Grandes Projectos de Infraestructuras; UNB - Avaliação Ambiental Estratégica.

    E-mail institucional:  marcel.barbosa@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6407

  • Alceu Justus Filho

    Diretor de Programa da Assessoria Especial de Apoio ao Investidor e Novos Negócios

    Experiências:  Membro da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia desde 2009, atuou no Ministério das Cidades com avaliação e monitoramento de concessões e PPP’s de infraestrutura em saneamento. Experiência anterior no mercado financeiro em estruturação de operações de longo prazo com recursos de bancos de fomento.            

    Formação acadêmica:  Especialista em Concessões e Parcerias com a Administração Pública pelo Instituto de Direito Público de Brasília (IDP). Especialista em Gestão e Tecnologia do Saneamento pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

    E-mail institucional:  alceu.filho@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411 6466

  • Robson Eneas de Oliveira

    Diretor de Programa da Secretaria de Energia, Petróleo, Gás e Mineração

    Experiências:  É empregado concursado do BNDES, onde ocupou as funções de Coordenador, Assessor de Área e Chefe de Departamento. Já trabalhou como Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, na Universidade Estadual Paulista e no mercado privado.

    Formação acadêmica:  Graduado em Administração pela Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP) e Mestrado em Economia Finanças e Economia Empresarial pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV).

    E-mail institucional:  robson.eneas@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6439

  • Daniel Fernandes de Simões Branco

    Diretor de Programa da Secretaria Transportes

    Experiências:  Especialista em Regulação de Aviação Civil com mais de 10 anos de experiência na Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Responsável pela coordenação da fiscalização dos direitos dos passageiros em âmbito nacional, da segurança de voo e interferência ilícita, assim como coordenação em momentos de crises da Agência, operações de combate aos crimes na aviação, e qualidade dos serviços (fator “Q”) nos aeroportos concedidos em 2012. Experiência na Coordenação de Projetos, sendo responsável pela execução e planejamento da fiscalização da ANAC nas atividades da Copa das Confederações FIFA, em 2013, e nas atividades de fiscalização da Copa do Mundo FIFA de 2014. Atuou até o final de 2018 na Execução do Programa de Implementação de Segurança Operacional Específico (PSOE/ANAC) no Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR) da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI). Foi Subchefe Adjunto de Infraestrutura Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, sendo responsável pela coordenação e monitoramento dos projetos prioritários da Presidência da República com tema no desenvolvimento da Infraestrutura do país, assim como coordenação de Grandes Eventos e Crises.

    Formação acadêmica:  Graduado em Aviação Civil - UnICESP – Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa. Pós-graduando em Gerenciamento de Projetos pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV). Formação para Especialistas em Regulação de Aviação Civil - UnICESP.

    E-mail institucional:  daniel.branco@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3441-6415

  • Ana Luiza Becker Salles

    Diretora de Programa da Secretaria de Transportes

    Experiências:  Advogada com experiência nas áreas de Direito Administrativo, Regulatório e Aduaneiro e atuação como consultora jurídica em escritório especializado em projetos do setor Portuário.

    Formação acadêmica:  Mestranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

    E-mail institucional:  ana.salles@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6411

  • Renan Essucy Gomes Brandão

    Diretor de Programa da Secretaria de Transportes

    Experiências:  Funcionário de carreira do BNDES, participou da estruturação de projetos federais e estaduais de concessões e PPPs em setores de infraestrutura social e de transportes. Atuou também na estruturação de financiamentos na modalidade Project Finance nos setores de rodovias e aeroportos.

    Formação acadêmica:  Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo cursado os créditos do mestrado em Teoria Econômica da Universidade de São Paulo e a especialização em Finanças da COPPEAD/UFRJ. 

    E-mail institucional:  renan.brandao@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6460