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Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Secretaria Especial do PPI

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Projeto Crescer

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) conta  com especialistas nas áreas de infraestrutura, finanças, engenharia, direito, economia e relações internacionais.

Sua missão é viabilizar o cumprimento dos objetivos do Programa, destinado à ampliação e fortalecimento da interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização.

Para tanto, deve-se orientar pelos princípios da estabilidade das políticas públicas de infraestrutura; legalidade, qualidade, eficiência e transparência da atuação estatal; e garantia de segurança jurídica aos agentes públicos, às entidades estatais e aos particulares envolvidos.

  • Martha Seillier

    Secretária Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos

    Experiências:  Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil (DERC) da Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR), de 2011 a 2016, e coordenadora no Departamento de Política do órgão, em 2010. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente CEO da Infraero, em janeiro de 2018.

    Formação acadêmica:  Mestre em Economia pela Universidade de Brasília/UnB, é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com formação na Escola Nacional de Administração Pública/ENAP. Também é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília/UniCEUB e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília/UnB.

    E-mail institucional:  agendappi@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4212

  • Bruno Westin Prado Soares Leal

    Secretário Especial Adjunto

    Experiências: 
    Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), exerceu os cargos de Diretor na Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia e de Secretário de Estado de Fazenda Adjunto de Minas Gerais em 2015. Foi membro do Conselho de Administração da CEMIG nos anos 2015 e 2016. Também atuou como Diretor de Orçamento da SEST/SEDDM/ME em 2019.

    Formação acadêmica: 
    Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). 

    E-mail institucional:  bruno.leal@economia.gov.br

    Telefone institucional: 2025-4211

  • Thiago Costa Monteiro Caldeira

    Secretário de Parcerias em Transportes

    Experiências: 
    É membro concursado da carreira de Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados. Foi Coordenador-Geral de Políticas Regulatórias na Secretaria de Aviação Civil de 2013 a 2017, tendo atuado na estruturação de concessões de aeroportos e em políticas para promoção do mercado de transporte aéreo. Foi especialista em regulação de serviços públicos na Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL de 2007 a 2012, atuando principalmente na regulação econômica de contratos de concessão dos serviços de distribuição e transmissão de energia elétrica.

    Formação acadêmica:  Graduado em Economia e em Direito, é mestre em Regulação e Gestão de Negócios pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Economia pela Univerdade Católica de Brasília.

    E-mail institucional:  thiago.m.caldeira@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4214

  • Rose Mirian Hofmann

    Secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental e à Desapropriação

    Experiências:  Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados desde 2015, atuando na área de meio ambiente e direito ambiental, organização territorial, desenvolvimento urbano e regional. Já ocupou também o cargo de Diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi Especialista em Regulação na Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) e analista ambiental no Ibama e na Companhia Paranaense de Energia (Copel).

    Formação acadêmica:  Tecnóloga em Química Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet/PR); especialista em Gestão e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/Instituto de Engenharia do Paraná – IEP); especialista em Regulação de Serviços Públicos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestranda em Poder Legislativo.   

    E-mail institucional:  rose.hofmann@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4215

  • Wesley Callegari Cardia

    Secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Desde 1991, é sócio proprietário na Maestro Marketing. Diretor da Aspen Capital, empresa de fusões e aquisições (2011-2018). CEO da ISL do Brasil (1999-2001). Atuou em três períodos diferentes no Governo do Rio Grande do Sul: Diretor de Relações Consulares (1979 a 1983); Chefe de Cerimonial (1983 a 1984) e Diretor de Comunicação (1995 a 1998). Foi Diretor da empresa de mídia RBS (1984-1990) e Diretor de Marketing da Federação Gaúcha de Futebol (2004-2012). Autor dos livros “Marketing Esportivo e Administração de Arenas”, “Administração de Crise de Imagem” e “Marketing e Patrocínio Esportivo”. 

    Formação acadêmica:  Cursando PhD em Ciência da Comunicação na PUC-RS. Mestre em Ciência da Comunicação pela PUC-RS (2008).MBA em Marketing pela University of California – Berkeley (1992). MBA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1991).. Especialista em Administração e Gestão de Recursos Humanos pela PUC-RS (1986). Fellow em Relações Internacionais pela Universidade de Sofia – Tóquio (1982) Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1981).

    E-mail institucional:  wesley.cardia@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4216 / 4217

  • Romário de Oliveira Batista

    Secretário de Parcerias em Energia, Petróleo, Gás e Mineração

    Experiências:  Foi empregado da COELBA durante 21 anos, onde exerceu os cargos de coordenador de gestão empresarial (1993/1994), diretor de operações (1987/1988), gerente dos departamentos de distribuição da RMS (1986), de licitações e contratações (1984/1985) e de coordenação do Projeto BID (1983), e da divisão técnica de Alagoinhas (1978-1981). Cedido à Prefeitura de Salvador, exerceu os cargos de presidente do Instituto de Previdência (1989) e secretário municipal de administração (1990-1992). Requisitado pelo MME, exerceu os cargos de chefe de gabinete do secretário executivo (1995) e de assessor especial do ministro (jan/96 a mai/98), período no qual foram implementadas a Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro - RESEB  e a Flexibilização do Monopólio de Petróleo, além das privatizações das distribuidoras federais Escelsa e Light, da subsidiária Gerasul do grupo Eletrobras e de inúmeras distribuidoras e geradoras estaduais. Em jun/98, passou a atuar na ANEEL como superintendente de regulação dos serviços distribuição (jun-ago/98) e, posteriormente, como assessor de diretor (set/1998 a dez/2013). A partir de 2014, passou a presidir  Comissão Especial de Licitação e a gerência da Secretaria Executiva de Leilões. É servidor concursado da ANEEL desde ago/2006, na carreira de especialista em regulação dos serviços públicos de energia.     

    Formação acadêmica:  Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1976) e Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília - UnB (2006). Possui especializações em Direito Regulatório de Energia Elétrica (UnB/2007-2008), Economía y Regulacion de los Servicios Públicos (Universidad de Barcelona, Espanha- 2002), Theory and Operation of a Modern National Economy (George Washington University, EUA -1998), Administração de Projetos (SUDENE/FGV-1982) e Distribuição de Energia Elétrica (UFPE/1978).

    E-mail institucional:  romario.batista@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4216 / 4217

  • Robson Eneas de Oliveira

    Assessor-Chefe da Assessoria Especial de Apoio ao Investidor e Novos Projetos

    Experiências:  É empregado concursado do BNDES, onde ocupou as funções de Coordenador, Assessor de Área e Chefe de Departamento. Já trabalhou como Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, na Universidade Estadual Paulista e no mercado privado.

    Formação acadêmica:  Graduado em Administração pela Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP) e Mestrado em Economia Finanças e Economia Empresarial pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV).

    E-mail institucional:  robson.eneas@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4213

  • Cláudia de Araújo Guimarães Kattar

    Diretora de Programa

    Experiências:  Foi chefe de gabinete na Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais da Secretaria de Desestatização, Desenvestimento e Mercados do Ministério da Economia. Atuou como chefe de gabinete na Secretaria Executiva da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, onde também exerceu o cargo de chefe de gabinete substituta do ministro. Coordenadora no Departamento de Política de Aviação Civil do Ministério da Defesa, até maio de 2011. Foi chefe da Divisão de Acompanhamento Legislativo na Assessoria Parlamentar do Ministério dos Transportes.

    Formação acadêmica:  Especialista em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Administração pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF).

    E-mail institucional:  claudia.kattar@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4210

  • Rafael Fortunato

    Assessor Especial

    Experiências:  Procurador Federal, com foco na área de infraestrutura e assuntos estratégicos, direito administrativo, empresarial e tributário. Foi Advogado nas áreas de Direito Empresarial, Tributário e Administrativo. Atuou como Coordenador Chefe do Núcleo de Matéria Finalística e Estratégica da Procuradoria Federal no Estado de Mato Grosso. Atuou, também, como Subchefe-Adjunto Substituto de Infraestrutura na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

    Formação acadêmica:  Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com disciplinas cursadas na Università degli Studi Roma Tre e Pós Graduação em direito empresarial pela rede de ensino Luís Flávio Gomes (em andamento) e MBA em Licitações, Contratos, Auditoria Pública pelo CEPEC/MT e MBA em Economia e Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    E-mail institucional:  rafael.h.fortunato@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4258

  • Bertha Gadelha

    Assessora Internacional

    Experiências:  Bertha Gadelha é diplomata de carreira desde 2006 e está cedida à Presidência da República desde o regresso de seu último Posto no exterior, a Embaixada do Brasil em Bogotá, em fevereiro de 2019. Possui ampla experiência em comércio e atração de investimentos, logrado após trabalho no então Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) de 2006 a 2010. Igualmente, chefiou os setores de promoção comercial e investimentos (SECOMs) das Embaixadas do Brasil em Paris e em Bogotá, entre 2010 e 2018. Foi, ainda, diplomata de ligação do Brasil com a OCDE quando lotada em Paris. Antes de ingressar na carreira diplomática, foi oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre 2005 e 2006.  

    Formação acadêmica:  Graduada  em Comunicação Social – Propaganda & Marketing - pela Universidade de Brasília (UnB) e possui Especialização em Comércio Exterior e Negociações Cambiais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  

    E-mail institucional:  bertha.gadelha@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4216 / 4217

  • Renata Freire Martins

    Assessora Especial

    Experiências:  É servidora da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL desde 2006. Dentro da Agência atuou em quatro superintendências. Na Superintendência de Mediação Administrativa Setorial e Participação Pública em dois momentos: de 2006 a 2009, no Grupo de Atendimento Operacional e de 2009 a 2012, nos Conselhos de Consumidores. De 2012 a abril de 2019, ocupou o cargo de assessora parlamentar na Superintendência de Comunicação e Relações Institucionais. Em abril de 2019, foi transferida para a Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração. 

    Formação acadêmica:  É graduada em Tecnologia em Gestão pública pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). 

    E-mail institucional:  renata.f.martins@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4216 / 4217

  • Ana Luiza Becker Salles

    Diretora de Programa da Secretaria de Parcerias em Transportes

    Experiências:  Advogada com experiência nas áreas de Direito Administrativo, Regulatório e Aduaneiro e atuação como consultora jurídica em escritório especializado em projetos do setor Portuário.

    Formação acadêmica:  Mestranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

    E-mail institucional:  ana.salles@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4262

  • Manoel Renato Machado Filho

    Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Servidor Público Federal desde 1990. Geólogo e Engenheiro Sanitarista com atuação na Fundação Nacional de Saúde e Ministérios da Saúde, Cidades e Planejamento, ocupando cargos de Diretor de Infraestrutura Social e Urbana (MPDG), Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação Técnica (MCidades); Diretor Substituto de Engenharia de Saúde Pública (FUNASA); Gerente Nacional do Projeto do Cartão Nacional de Saúde (MS); Coordenador-Geral de Projetos de saneamento e Edificações de Saúde (FUNASA). Membro do Conselho Curador do FGTS entre 2016 e 2018, representando o MPDG. Integrou os Conselhos de Administração das Empresas Eletrobrás CGTEE (2017 e 2018) e CBTU (2019) e o Conselho Gestor do Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional – PISF (2016 a 2018).  

    Formação acadêmica:  Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-graduação em Engenharia de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ); Graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (UnB). 

    E-mail institucional:  manoel.m.filho@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4263

  • Marcel Olivi Gonzaga Barbosa

    Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Analista de Infraestrutura de carreira do Ministério da Economia, onde ocupou os cargos de Coordenador na Secretaria de Planejamento; de Coordenador-Geral, de Diretor de Programa e de Diretor do Departamento de Infraestrutura Social e Urbana na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura. Nessas funções, no Ministério da Economia, atuou na coordenação do Programa Minha Casa Minha Vida e dos investimentos federais em Saneamento, Mobilidade, Prevenção em Áreas de Risco, Infraestrutura Hídrica (a exemplo do Projeto de Integração do Rio São Francisco), Irrigação, Educação (Creches e Quadras), Saúde (UPA e UBS), Turismo e Esporte. Também representou o Ministério da Economia no Conselho Curador do FGTS, no Conselho Gestor da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e no Conselho das Cidades e no Grupo de Acompanhamento do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI. Atualmente é Conselheiro de Administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro e Diretor de Obras Estratégicas do PPI.  

    Formação acadêmica:  Pós-Graduação: MBA em Gestão Pública; MBA em Projetos e MBA em Gestão Empresarial, todas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Além de cursos de longa duração: Fundação Dom Cabral - Programa SEST de Capacitação para Conselheiros de Administração; China/ Shanghai Business School - Construção e Planejamento Urbano; Japão/JICA - Sediment related disaster risk assessment & mapping for urban expansion planning in Brazil; Espanha/ Fundación CEDDET - Gestión de Grandes Projectos de Infraestructuras; UNB - Avaliação Ambiental Estratégica.

    E-mail institucional:  marcel.g.barbosa@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4263

  • André Arantes Luciano

    Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Engenheiro de formação com atuação na iniciativa privada e em órgãos públicos distritais e federais. Servidor público federal da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia desde 2004. Atuando com planejamento governamental em infraestrutura econômica, ocupou diversos cargos de direção, chefia e assessoramento no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão exercendo o cargo de Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Parcerias (2017 e 2018). Integrou o Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB) de (2016 a 2017), o Conselho de Participação do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessões e Parcerias Público-privadas (2018 a 2019), membro do Conselho de Administração da Eletrobras CGTEE (2019) e da CGT Eletrosul (2020).

    Formação acadêmica:  Gestão de Recursos Hídricos pelo Instituto Latino-americano de Planejamento Econômico e Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – ILPES/CEPAL – Santiago/Chile (2009); Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (2007); Formação na carreira de Planejamento e Orçamento pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (2004); Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (1993).

    E-mail institucional:  andre.arantes@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4263

  • Julia Sechi Nazareno

    Diretora de Programa da Secretaria de Parcerias em Energia, Petróleo, Gás e Mineração

    Experiências:  Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Dentro da agência atuou em duas superintendência. De 2007 a 2015 foi responsável pela regulamentação de assuntos relacionados à infraestrutura de geração de energia elétrica na Superintendência de Regulação da Geração, tendo sido coordenadora de processo entre 2011 e 2015. Na Superintendência de Regulação Econômica e Estudos do Mercado  atuou em dois momentos: de 2015 a 2016, foi coordenadora de estudos e de 2018 a 2019, foi coordenadora substituta de demandas do mercado.

    Formação acadêmica:  Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Análise de Impacto Regulatório pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF).

    E-mail institucional:  julia.s.nazareno@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4268

  • Frederico Munia Machado

    Diretor de Programa da Secretaria de Parcerias em Energia, Petróleo, Gás e Mineração

    Experiências:  De 2003 a 2004 foi associado em um escritório de advocacia, onde atuou nas diversas áreas jurídicas aplicadas à mineração. Atuou como assessor, de 2004 a 2006, na Procuradoria Regional da República da 1ª Região (Ministério Público Federal) e na Secretaria Geral do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, executando trabalhos administrativos e jurídicos. É procurador federal da Advocacia-Geral da União/AGU, tendo atuado na Procuradoria Federal junto ao extinto Departamento Nacional de Produção Mineral - PF/DNPM e Procuradoria Federal Especializada da Agência Nacional de Mineração – PFE/ANM entre 2006 e 2019. Exerceu as funções de Coordenador de Assuntos Minerários (2007-2012), Procurador-Chefe Substituto (2007-2012 e 2016) e Procurador-Chefe (2016-2018) da PF/DNPM.

    Formação acadêmica:  Masters of Law em Direito e Política Mineral pelo Centro de Direito e Política em Energia, Petróleo e Mineração da Universidade de Dundee - Reino Unido (aprovado com distinção). Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

    E-mail institucional:  frederico.m.machado@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4261

  • Alceu Justus Filho

    Diretor de Programa da Assessoria Especial de Apoio ao Investidor e Novos Negócios

    Experiências:  Membro da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia desde 2009, atuou no Ministério das Cidades com avaliação e monitoramento de concessões e PPP’s de infraestrutura em saneamento. Experiência anterior no mercado financeiro em estruturação de operações de longo prazo com recursos de bancos de fomento.            

    Formação acadêmica:  Especialista em Concessões e Parcerias com a Administração Pública pelo Instituto de Direito Público de Brasília (IDP). Especialista em Gestão e Tecnologia do Saneamento pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

    E-mail institucional:  alceu.j.filho@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4269