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Programa de Parcerias de Investimentos

Rodovia BR 153/GO/TO - Aliança do Tocantins a Anápolis

Rodovia BR 153/GO/TO - Aliança do Tocantins a Anápolis 

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Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

Acórdão TCU

Edital

Leilão

Contrato

4º trimestre de 2018
2º trimestre de 2019
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

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  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    3ª Reunião

  • SETOR

    Rodovias

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente

  • Status do Projeto

    Em andamento

  • MODELO

    Concessão Comum

  • TIPO DE INICIATIVA

    Estatal

  • UF

    GO,TO

  • CAPACIDADE

    624,8 km

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTT, MTPA e EPL

Informações do projeto

O projeto do trecho da BR-153/TO/GO (Anápolis/ GO até Aliança do Tocantins/ TO) é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil (estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá) com a Região Centro-Sul do país. O referido trecho atravessa 23 municípios dos estados de Goiás e Tocantins. Considerando o grande fluxo de veículos, a BR-153 é considerada atualmente uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil. O trecho rodoviário, que se inicia no entroncamento da BR-060 em Anápolis/GO e se estende até o entroncamento com a TO-070 (oeste) em Aliança do Tocantins, possui 624,8 km de extensão, sendo 598,3 km de pista simples e 26,5 km de pista dupla com canteiro central, além de 9,2 km de vias marginais, sendo 2,8 km não pavimentados.

No dia 15/08/2017 foi declarada a caducidade da concessão de titularidade da Concessionária de Rodovias Galvão BR-153 SPE S.A. - BR-153/GO/TO por inexecução contratual por parte da referida Concessionária, nos termos do § 4º do art. 38 da Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.

Os estudos técnicos realizados para a concessão anterior previam investimentos da ordem de R$ 4,3 bilhões em obras e equipamentos e R$ 2,4 bilhões em custos operacionais, ambos referenciados a maio/2012. Tais estudos, no entanto, precisam ser revisados, uma vez que ocorreram modificações técnicas e econômicas importantes, além da possibilidade de estabelecimento de novas diretrizes.

Os investimentos decorrentes da nova concessão resultarão na melhoria do nível do serviço ofertado, assegurando maior fluidez e confiabilidade.  Ainda, impactarão favoravelmente na segurança do transporte de carga e de passageiros, reduzindo a ocorrência de avarias e acidentes, bem como influenciando no tempo de viagem e no custo logístico.

 O projeto foi qualificado para compor o portfólio de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos durante a 3ª Reunião do Conselho do PPI. A qualificação sinaliza o início dos estudos para a realização de uma nova concessão.

  • Situação atual do projeto

    Atualmente, o projeto encontra-se na fase de elaboração dos estudos.

     

     

Galeria

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