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Programa de Parcerias de Investimentos

Rodovia BR-116/RJ – Além Paraíba à BR-040

Rodovia BR-116/RJ – Além Paraíba à BR-040 

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Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

Acórdão TCU

Edital

Leilão

Contrato

3º trimestre de 2019
4º trimestre de 2019
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

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  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    2ª Reunião

  • SETOR

    Rodovias

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente

  • Status do Projeto

    Em andamento

  • MODELO

    Concessão Comum

  • TIPO DE INICIATIVA

    Estatal

  • UF

    RJ

  • CAPACIDADE

    142,5 km

  • INVESTIMENTO CAPEX

    3.300.000.000,00

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTT, MTPA e EPL

Informações do projeto

O projeto do trecho da BR-116/RJ (Rodovia Santos Dumont), localizado na região onde estão os municípios de Duque de Caxias (a partir do entroncamento com a BR-040/RJ), Magé, Guapimirim, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia, indo até a divisa com Minas Gerais, próximo à cidade de Além Paraíba, está implantado numa extensão de 142,5 km. Atualmente, o empreendimento é administrado pela Concessionária Rio-Teresópolis (CRT).

O volume médio diário de veículos é de aproximadamente 23.000, sendo realizadas, em média, 40 ocorrências, entre médicas e mecânicas, por dia. Ao longo da via, 40,4 km são de pistas duplas, na Baixada Fluminense; 14 km de pistas simples, na Serra dos Órgãos e outros 88 km de pistas simples, entre Teresópolis e Além Paraíba.

A concessão atual vencerá em 2021 e esta rodovia junto com outras duas rodovias (BR-040/MG/RJ e BR-116/RJ/SP) são estratégicas, pela extensão e pelo volume de tráfego, e devem ser estudadas conjuntamente de maneira a se definir o modelo que gere maior valor aos ativos.

A CRT é responsável pela operação da BR-116/RJ ao longo de sete municípios fluminenses, até a divisa com Minas Gerais. A rodovia já recebeu mais de R$ 2,0 bilhões em investimentos em obras, serviços e operação até dezembro de 2016 . Parte da BR-116/RJ é coincidente com a BR-493/RJ, rodovia conhecida como Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.

Os investimentos decorrentes da nova concessão resultarão na melhoria do nível do serviço ofertado, assegurando maior fluidez e confiabilidade.  Ainda, impactarão favoravelmente na segurança do transporte de carga e de passageiros, reduzindo a ocorrência de avarias e acidentes, bem como influenciando no tempo de viagem e no custo logístico.

 O projeto foi qualificado para compor o portfólio de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos durante a 2ª Reunião do Conselho do PPI. A qualificação sinaliza o início dos estudos para a realização de uma nova concessão, a ser implantada ao término do contrato atual.

  • Situação atual do projeto

    Atualmente, o projeto encontra-se na fase de elaboração dos estudos.

     

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