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Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

RODOVIA – BR-040/495/MG/RJ (Concer) – Juiz de Fora a Rio de Janeiro

RODOVIA – BR-040/495/MG/RJ (Concer) – Juiz de Fora a Rio de Janeiro 

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Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

Acórdão TCU

Edital

Leilão

Contrato

3º trimestre de 2020
4º trimestre de 2020
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

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  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    2ª Reunião

  • SETOR

    Rodovias

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente

  • Status do Projeto

    Em andamento

  • MODELO

    Concessão Comum

  • TIPO DE INICIATIVA

    Estatal

  • UF

    MG,RJ

  • CAPACIDADE

    211 km

  • INVESTIMENTO CAPEX

    2.600.000.000,00

  • INVESTIMENTO OPEX

    1.800.000.000,00

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTT, Minfra e EPL

Informações do projeto

O projeto do trecho da BR-040/MG/RJ faz a ligação entre o Rio de Janeiro/RJ e Juiz de Fora/MG. É o principal corredor rodoviário entre os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além de ser um trecho relevante na rodovia radial que faz a ligação entre Brasília e Rio de Janeiro, Está implantado numa extensão de 180,4 km. Atualmente, o empreendimento é administrado pela Concessionária CONCER.

No estudo de pré-viabilidade o escopo do empreendimento foi aumentado para 211 km pela incorporação de 31km da BR-495/RJ.

O volume médio diário de veículos é de aproximadamente 17.000, sendo realizadas, em média, 168 ocorrências operacionais por dia, entre atendimentos de socorro médico e mecânico.

A concessão atual vencerá em 1º de março de 2021 e esta rodovia junto com outras duas rodovias (BR-116/RJ e BR-116/RJ/SP) são estratégicas pela extensão e pelo volume de tráfego e devem ser estudadas conjuntamente de maneira a se definir o modelo que gere maior valor aos ativos.

A rodovia já recebeu aproximadamente R$ 1,5 bilhões em investimentos. Outro aspecto importante a ser ressaltado é a atual construção da nova subida da Serra de Petrópolis. Trata-se de obra atualmente sob responsabilidade da concessionária cujos trabalhos, quando finalizados, contemplarão o maior túnel rodoviário do país (4,60 km).

Os investimentos decorrentes da nova concessão resultarão na melhoria do nível do serviço ofertado, assegurando maior fluidez e confiabilidade.  Ainda, impactarão favoravelmente na segurança do transporte de carga e de passageiros, reduzindo a ocorrência de avarias e acidentes, bem como influenciando no tempo de viagem e no custo logístico.

De acordo com o estudo de pré-viabilidade, estão previstos investimentos por volta de R$ 2,6 bilhões e custos operacionais estimados em aproximadamente 1,8 bilhões, o que totaliza cerca de R$ 4,4 bilhões a serem aplicados no sistema viário ao longo da concessão.

 O projeto foi qualificado para compor o portfólio de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos durante a 2ª Reunião do Conselho do PPI. A qualificação sinaliza o início dos estudos para a realização de uma nova concessão, a ser implantada ao término do contrato atual.

  • Situação atual do projeto

    Atualmente, o projeto encontra-se na fase de elaboração dos estudos.

     

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