Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

BNDES lança Request for Information (RFI) com objetivo de mapear empresas para projeto de concessão de ativos culturais incluídos no Revive Brasil

Home > Notícias > BNDES lança Request for Information (RFI) com objetivo de mapear empresas para projeto de concessão de ativos culturais incluídos no Revive Brasil

31 de março de 2021

BNDES lança Request for Information (RFI) com objetivo de mapear empresas para projeto de concessão de ativos culturais incluídos no Revive Brasil

Antiga Estação Ferroviária de Diamantina

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério da Economia e o Ministério do Turismo, promove processo de contratação de serviços técnicos para a estruturação do projeto de concessão de patrimônios públicos histórico-culturais, no âmbito do Programa Revive Brasil.

O Decreto nº 10.349/2020 qualificou, no PPI, a política de atração de investimentos privados para o setor de turismo, para fins de elaboração de estudos e parcerias destinados à implementação de novos empreendimentos e ao aproveitamento turístico de ativos culturais e naturais no país.

Assim, os ativos culturais qualificados no PPI serão objeto de parcerias a serem firmadas no contexto do Revive Brasil, que envolve a concessão de patrimônios públicos com valor histórico e cultural, devolutos ou subutilizados. O Programa é fruto de Protocolo de Cooperação assinado em março de 2020 entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Economia de Portugal.

O objetivo é que esses patrimônios históricos sejam aproveitados e recuperados, por meio de parcerias, e transformados em empreendimentos turísticos que vão gerar renda, emprego e impulsionar o turismo no país.

Neste sentido, o BNDES, órgão responsável pela estruturação e acompanhamento do projeto, abriu processo que busca contratar empresas para prestarem serviços técnicos.
 
Nesta primeira fase do processo, está aberto o Request for Information (RFI) nº 10/2021, que tem por objetivo mapear o interesse e as competências relevantes para a estruturação do serviço junto às empresas atuantes no mercado. O prazo para o preenchimento das informações do RFI vai até 13/4. *Atualização em 13/4: O BNDES prorrogou o prazo do RFI até 28/4.

Vale ressaltar que apenas as empresas previamente identificadas como interessadas por meio do processo de RFI poderão ser destinatárias, no momento oportuno, da Solicitação de Propostas - Request for Proposal (RFP), para participação nas etapas seguintes do processo de seleção de consultores.

No contexto do Revive Brasil, foram qualificados, como projetos-piloto, para fins de concessão, os seguintes imóveis:

- Fazenda Pau D’Alho, localizada no estado de São Paulo;
- Forte Nossa Senhora dos Remédios, localizado no estado de Pernambuco;
- Forte Orange, localizado no estado de Pernambuco;
- Aldeia dos Sentenciados, localizado no estado de Pernambuco;
- Fortaleza de Santa Catarina, localizada no estado da Paraíba;
- Antiga Estação Ferroviária de Diamantina, localizada no estado de Minas Gerais; 
- Palacete Carvalho Mota, localizado no estado do Ceará.

Os serviços técnicos a serem contratados englobam, em uma primeira fase:

- Levantamento de requisitos para preservação do bem cultural;
- Estudos de vocação, avaliação comercial e estudo de demanda;
- Análise socioambiental;
- Diagnóstico de engenharia, arquitetura e transporte;
- Diagnóstico de situação fundiária e proposta de modelagem jurídica;
- Projeto conceitual de arquitetura e engenharia;
- Plano de negócios.

Leia outras notícias

Acesso à Informação
Governo do Brasil