Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Equipe do PPI participa de reunião em Teresina sobre estruturação de projetos de creches e resíduos sólidos no município

Home > Notícias > Equipe do PPI participa de reunião em Teresina sobre estruturação de projetos de creches e resíduos sólidos no município

05 de maio de 2021

Equipe do PPI participa de reunião em Teresina sobre estruturação de projetos de creches e resíduos sólidos no município

Equipe do PPI participa de reunião em Teresina sobre estruturação de projeto de creches e resíduos sólidos no município

O Secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos do PPI, Wesley Cardia, e o Diretor de Programa Marcel Olivi participaram, nesta quarta-feira (5/5), de reunião na prefeitura de Teresina para tratar dos projetos de PPP para a construção e operação de creches e a retomada da consulta pública do projeto de concessão dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos no município. Também participaram da agenda o analista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Robson Oliveira, e o Superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro Bruno. 

“Teresina tem sido uma grata surpresa para todos nós do Governo Federal pela maneira como trata os assuntos da sua população. Saímos daqui com a certeza de que os projetos importantes das creches e do tratamento de resíduos sólidos vão acontecer e terão atenção especial da prefeitura, e nós estamos aqui para prestar total apoio”, destacou o Secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos do PPI, Wesley Cardia.

O secretário de Planejamento e Coordenação de Teresina, João Henrique Sousa, acredita que as parcerias fortalecerão os serviços prestados pelo município. “Esse modelo de desenvolvimento de projetos traz um melhor desenvolvimento de atividades para o município. Em discussão hoje, tratamos de educação e resíduos sólidos. Assuntos que merecem muita atenção”, disse.

Na área de educação, estão em andamento os estudos para a estruturação do projeto-piloto de PPP em estabelecimentos da rede pública de educação infantil em Teresina. A modelagem será estruturada em conjunto pela Prefeitura de Teresina, Ministério da Educação e o Programa de Parcerias de Investimentos, e será executada pela Accenture, consultoria especializada contratada.

A parceria tem por finalidade a construção, modernização e operação de até 40 novas creches na capital piauiense. Esse é mais um passo rumo à superação do déficit de vagas no país, já que, atualmente, apenas 1/3 das crianças brasileiras com menos de três anos possuem acesso a esse serviço, o que tem forte impacto na vida das famílias mais pobres.

Durante a reunião, a equipe discutiu, ainda, a reabertura de consulta pública para o projeto no setor de Resíduos Sólidos. O objetivo é adequar o serviço às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos e dar melhor tratamento ao lixo domiciliar urbano e rural coletado no município. A proposta abrange todo o processo de coleta, transbordo, transporte, tratamento e manejo dos resíduos sólidos.

 

Leia outras notícias

  • Realizada concorrência da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul

    Continue lendo
  • TCU aprova estudos de concessão da BR-381/262/MG/ES e da Dutra

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil