Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Estados apresentam estudos do projeto da Nova Ferroeste

Home > Notícias > Estados apresentam estudos do projeto da Nova Ferroeste

19 de maio de 2021

Estados apresentam estudos do projeto da Nova Ferroeste

Estados apresentam estudos do projeto da Nova Ferroeste

Foram apresentados, em reunião nesta terça-feira (18/5) no Ministério da Infraestrutura, os estudos de viabilidade técnico-econômica para desestatização da Nova Ferroeste. Os resultados foram entregues pelos governadores do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e do Paraná, Ratinho Junior.

O Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste, com extensão estimada de 1.370 km, foi qualificado no PPI por meio do Decreto nº 10.487/2020 e abrange a construção de novos trechos e a criação de um corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul (MS) e oeste do Paraná (PR) ao porto de Paranaguá (PR). A previsão é levar o projeto a leilão ainda neste ano. 

"Estamos muito satisfeitos com a prioridade que está sendo dada ao projeto pelos governadores e suas equipes. Juntos com o PPI e o Ministério da Infraestrutura, teremos condições de realizar esse leilão que trará investimentos privados ao setor ferroviário e diminuirá muito o custo logístico para escoar nossa produção", disse a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier. 

São esperados, com o projeto, R$ 8 bilhões em investimentos, com capacidade de atrair cargas, inclusive, do Paraguai e da Argentina.“Uma ferrovia que tem um potencial enorme de transformação de logística do Paraná, que, agregada à possibilidade de autorizações ferroviárias no futuro, vai conectar outras regiões”, avaliou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Tarcísio ainda ponderou alguns desafios a serem superados até a viabilização do leilão por parte do Governo Federal, como a finalização do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), acertos de traçado, definição da bitola a ser usada e o licenciamento ambiental para permitir que a ferrovia chegue a Paranaguá.

Leia outras notícias

  • Governo lança obra da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste

    Continue lendo
  • Publicado edital pelo Governo do Estado de Alagoas que atenderá 61 municípios com água e esgoto

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil