Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

PPI recebe representantes das Agências Franqueadas dos Correios - APOST

Home > Notícias > PPI recebe representantes das Agências Franqueadas dos Correios - APOST

24 de agosto de 2021

PPI recebe representantes das Agências Franqueadas dos Correios - APOST

PPI recebe APOST

Os representantes da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) receberam nesta segunda-feira  (23/8), a Presidente da Associação Nacional das Entidades Regionais de Agências de Franquias Postais (APOST), Maria Salette Rodrigues de Melo, com representantes de Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

 
O objetivo da reunião foi atualizar as informações do PL 591/2021, que define o Novo Marco Regulatório para o setor postal e abre caminho para a desestatização dos Correios. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado. 

 
A situação dos trabalhadores e o respeito aos contratos vigentes dos franqueados também foram tratados ao longo da reunião, como uma das preocupações dos representantes da Apost.

 
A Secretária Martha Seillier destacou que a primeira fase dos estudos foi concluída e aprovada em março pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos. Estão ainda previstas as Fases 2, de modelagem, e Fase 3, de implementação.

 
“Nós temos convicção de que este projeto trará benefícios para o usuário, já que todas as regiões estão sendo beneficiadas. O usuário será atendido com mais eficiência”, destacou. 

 
Já o Secretário Bruno Westin falou sobre a importância dos investimentos para a área. “O setor postal é atualmente bastante dinâmico e exige investimentos para uma empresa se manter competitiva no mercado. A privatização dos Correios é uma forma de garantir a manutenção do serviço postal universal", complementou Westin.

 
Entenda o projeto
 
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), é uma empresa pública federal responsável pelo envio e entrega de correspondências no Brasil, tendo a legislação atribuído a ela a exclusividade nos serviços de carta, cartão postal, correspondência agrupada e telegrama.

A Resolução n° 68 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), de 21 de agosto de 2019, recomendou a qualificação da empresa no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para fins de estudar alternativas de parceria com a iniciativa privada, bem como para propor ganhos de eficiência e resultado para a empresa, com vistas a garantir sua sustentabilidade econômico-financeira.
 
Quanto aos estudos, a Resolução trouxe a possibilidade de contratação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a sua elaboração, assim como propôs a constituição do Comitê Interministerial formado pela Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimento, Ministério da Economia e Ministério das Comunicações. Como convidados participam o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os Correios.
 
Em 16 de março de 2021, a Resolução do CPPI nº 168 aprovou a Fase 1 dos estudos especializados relativos ao setor postal no Brasil e recomendou, para a aprovação do Presidente da República, a inclusão dos Correios no Programa Nacional de Desestatização (PND).
 
A inclusão no PND e a ratificação das diretrizes recomendadas pelo CPPI para a desestatização dos Correios foram consubstanciadas com a publicação do Decreto nº 10.674, de 13 de abril 2021.

Galeria

PPI recebe APOST

PPI recebe APOST

PPI recebe APOST

PPI recebe APOST

Reunião Apost

Reunião Apost

PPI recebe representantes da Apost

PPI recebe representantes da Apost

Leia outras notícias

  • PPI, MDR e Caixa ampliam parceria com Banco Mundial para consultoria em projetos de concessão e PPP

    Continue lendo
  • Publicado o edital da Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil