Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Publicada resolução que recomenda qualificação do Museu Marítimo do Brasil no PPI

Home > Notícias > Publicada resolução que recomenda qualificação do Museu Marítimo do Brasil no PPI

06 de maio de 2021

Publicada resolução que recomenda qualificação do Museu Marítimo do Brasil no PPI

Simulação em maquete eletrônica da fachada do Museu Marítimo do Brasil

Foi publicada, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6/5), a Resolução CPPI nº 179, que opina pela qualificação, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do Museu Marítimo do Brasil, no Rio de Janeiro.

Demandado pelo Ministério da Defesa, o projeto busca a realização de estudos para a execução do projeto de construção e manutenção do Museu por meio de parcerias com a iniciativa privada. O equipamento será implantado no Espaço Cultural da Marinha (ECM), na região do “Porto Maravilha”, que foi completamente revitalizada e, atualmente, interliga diversos atrativos turísticos e culturais por meio de trajeto pedestre – em seu entorno estão a Ilha Fiscal, Igreja da Candelária, Museu Naval, Museu Histórico Nacional, Casa França-Brasil, CCBB, Museu de Arte do Rio e Museu do Amanhã.

Com finalidade diferente daquela dos museus navais – de conteúdo militar – ou oceanográficos – que se atêm à vida biológica de oceanos e áreas costeiras – a ideia é que o Museu Marítimo trate do vasto universo ligado ao mar. Assim, serão objeto de interesse para exposições temas como navegação, a indústria da pesca, indústria naval, pesquisas científicas, entre outros.

"Com a qualificação, vamos avançar com estudos especializados para a efetiva implantação do Museu, que terá um importante papel de divulgar e fortalecer a importância da costa brasileira e suas riquezas”, destaca a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier.

Além do Museu Marítimo do Brasil, serão objeto de estudos de parceria os demais ativos localizados no ECM, tais como o Navio-museu Bauru, o Submarino-museu Riachuelo, a Nau dos Descobrimentos, o Helicóptero-museu Sea King, o Carro de Combate Cascavel e o Avião caça Skyhawk.

O próximo passo para a qualificação no PPI é a publicação de decreto presidencial.

Leia outras notícias

  • Realizada concorrência da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul

    Continue lendo
  • TCU aprova estudos de concessão da BR-381/262/MG/ES e da Dutra

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil