Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Publicado edital de chamamento público para selecionar Organização Social para dar continuidade às atividades do Ceitec

Home > Notícias > Publicado edital de chamamento público para selecionar Organização Social para dar continuidade às atividades do Ceitec

16 de junho de 2021

Publicado edital de chamamento público para selecionar Organização Social para dar continuidade às atividades do Ceitec

Ceitec

Foi publicado, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16/6), o Edital de Chamamento Público nº 11, que tem o objetivo de selecionar pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, apta a se qualificar como Organização Social (OS), interessada em celebrar Contrato de Gestão cujo objeto seja a pesquisa, o desenvolvimento, a extensão tecnológica, a formação de recursos humanos e a geração e promoção de empreendimentos de base tecnológica em semicondutores, microeletrônica, nanoeletrônica e áreas correlatas. A OS assumirá parte das atividades desenvolvidas pelo Ceitec, que está em processo de liquidação. 

O Ceitec é uma empresa pública federal, criada pela Lei nº 11.759/2008 com a finalidade de explorar diretamente a atividade econômica no âmbito das tecnologias de semicondutores, microeletrônica e áreas correlatas. A demanda pelos produtos desenvolvidos pelo Ceitec não atingiu as projeções da companhia, e, entre 2010 e 2018, o Tesouro Nacional precisou repassar cerca de R$ 600 milhões à empresa a fim de cobrir os seus custos. Mesmo com o recebimento de recursos públicos, a companhia registrou prejuízo acumulado, no mesmo período, de R$ 160 milhões. 

Neste contexto, foi publicado, em 16/12, o Decreto nº 10.578/2020, que dispôs sobre a dissolução societária do Ceitec e sobre a publicização das atividades direcionadas à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor de microeletrônica.

Assim, as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação até então a cargo do Ceitec devem continuar, tendo em vista as políticas públicas relacionadas à pesquisa de longo prazo da cadeia de semicondutores e microeletrônica. Por esse motivo, foi publicado o chamamento público, de forma a viabilizar a transferência dessas atividades para a Organização Social.

O início do recebimento das propostas se dará em 45 dias a partir da data de publicação do edital. Clique aqui para acessar as informações e o documento completo. 

Leia outras notícias

  • Realizada concorrência da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul

    Continue lendo
  • TCU aprova estudos de concessão da BR-381/262/MG/ES e da Dutra

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil