Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

PPI recebe representantes da ANTT, do MInfra e dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul para tratar do Projeto da Ferroeste

Home > Notícias > PPI recebe representantes da ANTT, do MInfra e dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul para tratar do Projeto da Ferroeste

13 de agosto de 2021

PPI recebe representantes da ANTT, do MInfra e dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul para tratar do Projeto da Ferroeste

ferroeste

A Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, recebeu nesta quinta-feira (12), para acompanhar o andamento do projeto Ferroeste, ferrovia qualificada na carteira do PPI, o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Transportes (ANTT), acompanhado de sua equipe, representantes do Ministério da Infraestrutura e dos Estados do Paraná, com a presença do Sr. Luiz Fagundes, coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Ferroeste, e do Sr. André Gonçalves, presidente da Ferroeste S.A., e do Mato Grosso do Sul, representado pelo Sr. Lúcio Lagemann.
 
Durante a reunião foram apresentados detalhamentos sobre a situação atual do projeto da Ferroeste, considerando as possibilidades de ampliação da malha ferroviária no escopo do projeto, conforme possibilidade prevista no Decreto nº 10.487, de 15/09/2020, que qualificou o empreendimento no PPI.

A Secretária Martha Seillier abriu a reunião afirmando a importância do diálogo entre as instituições públicas e privadas em benefício do projeto e do usuário final. “Nós estamos acompanhando de perto todo o projeto, em especial, do ponto de vista do licenciamento ambiental, para que ele seja um projeto viável”, afirmou Seillier.
 
Os estudos de demanda indicam que cerca de 26 milhões de toneladas de produtos devem circular nesse novo trecho por ano em exportações e importações. Considerando o tráfego interno, a Nova Ferroeste deve alcançar 38 milhões de toneladas ano. 

Na visão dos participantes, o encontro auxilia na compreensão do projeto frente a uma visão mais global, que busca compreender demandas do sistema ferroviário como um todo, em especial devido ao gargalo da descida ao Porto de Paranaguá.

Na visão dos representantes dos Estados, a reunião foi mais um passo para o sucesso do empreendimento, com o alinhamento entre o PPI, o Ministério de Infraestrutura, a ANTT e os representantes estaduais, possibilitando a otimização de caminhos e aceleração dos processos. 

Proposto pelo Secretário de Parcerias em Transportes do PPI, Leonardo Maciel, ficou definido, ainda, novo encontro, na primeira semana de setembro, momento em que os estudos em andamento devem estar em fase bastante avançada, propiciando ações com vistas à realização de diálogos com potenciais investidores, o que deve ocorrer ao final de setembro, a partir de uma ampla divulgação dos estudos, para se alcançar uma melhor aderência do projeto às necessidades do setor.

Galeria

ferroestedois

ferroestedois

Reunião Ferroeste

Leia outras notícias

  • PPI, MDR e Caixa ampliam parceria com Banco Mundial para consultoria em projetos de concessão e PPP

    Continue lendo
  • Publicado o edital da Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil