Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Audiência Pública do projeto de PPP de iluminação pública de Campinas (SP)

Home > Notícias > Audiência Pública do projeto de PPP de iluminação pública de Campinas (SP)

15 de setembro de 2020

Audiência Pública do projeto de PPP de iluminação pública de Campinas (SP)

Iluminação Pública - Campinas/SP
Realizada hoje (15/09) a Audiência Pública do projeto de PPP de Iluminação Pública de Campinas (SP), que contempla o desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.

A Audiência foi realizada em ambiente virtual e contou com a participação de 247 pessoas. Ela é etapa fundamental na estruturação do projeto, para seu aprimoramento e para divulgação à população de Campinas e potenciais investidores.

O projeto foi financiado pelo PPI do Ministério da Economia e pelo Banco Mundial, por meio do FEP (Fundo de Apoio a Estruturação de Projetos de Concessão e PPP) e do GIF (Global Infrastructure Fund). A iniciativa é apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e foi estruturada  pela Caixa e pelo IFC (órgão especializado em parcerias de infraestrutura do Banco Mundial).

Por meio dessa PPP, com previsão de investimentos de R$ 256 milhões, serão modernizados 122 mil pontos de iluminação pública, com uso de lâmpadas de LED e telegestão, mudanças que ensejarão a redução do consumo de energia para a metade do atual, melhorando a qualidade dos serviços e valorizando os espaços urbanos, como os pontos turísticos importantes da cidade, além de contribuir para a redução da criminalidade no município.

O PPI foi representado na referida audiência pública pelo Sr Manoel Renato Machado Filho - Diretor da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos – que destacou o compromisso institucional do PPI, da Caixa e do IFC com os produtos técnicos elaborados e a importância dos investimentos oriundos dessa PPP para a retomada da economia do município, principalmente no cenário pós pandemia COVID-19, aliado à melhoria da sensação de segurança da população. 

Próximos passos 

A consulta publica do projeto se encerra em 28/9 e há expectativa de que o edital seja publicado até novembro e a abertura das propostas na B3 seja realizada ainda neste ano.

Leia outras notícias

  • BNDES e governo do Rio Grande do Sul assinam contrato para viabilizar parceria pioneira em sistemas prisionais

    Continue lendo
  • Concessão dos Parques de Aparados da Serra e de Serra Geral avança no TCU

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil