Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

PPI participa de Painel na Câmara dos Deputados para debater o desenvolvimento do turismo nos Parques Nacionais

Home > Notícias > PPI participa de Painel na Câmara dos Deputados para debater o desenvolvimento do turismo nos Parques Nacionais

04 de outubro de 2021

PPI participa de Painel na Câmara dos Deputados para debater o desenvolvimento do turismo nos Parques Nacionais

PPI participa de Painel na Câmara dos Deputados para debater o desenvolvimento do turismo nos Parques Nacionais
O Chefe da Assessoria Especial de Apoio ao Investidor e Novos Projetos do PPI, Alceu Justus Filho, participou nesta quinta-feira (30/9), do Painel “Parques temáticos como espaço de lazer e turismo”, organizado pela Câmara dos Deputados. A sua explanação procurou apresentar os projetos de concessões dos Parques e Florestas Nacionais qualificados no PPI, além de demonstrar a importância de unificar os esforços dos poderes público e privado na preservação do meio ambiente e promoção do turismo ecológico.
 
Alceu Justus, após uma breve explicação sobre o PPI, apresentou os 18 projetos de concessão de Parques que estão em andamento, bem como os principais princípios, diretrizes e conceitos que estão sendo implementados nas modelagens dos projetos. “A ideia é conceder os parques ao parceiro privado, vinculando a realização de investimentos obrigatórios já no início da concessão além de garantir a qualidade na prestação dos serviços de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção das áreas de uso público”.
 
Sobre a evolução do projetos qualificados no PPI, ressalta-se que foram licitados recentemente 3 projetos de concessão, a saber, os Parques Nacionais de Aparados da Serra (RS) e da Serra Geral (SC), concedidos conjuntamente, a Floresta Nacional de Canela (RS) e a Floresta Nacional de São Francisco de Paula (RS). Alceu Justus Filho afirmou que o País tem potencial para alcançar os mais de 300 milhões de visitantes anuais que os Estados Unidos conseguem em seus Parques Nacionais. No Brasil, hoje esse número é de aproximadamente 15 milhões, segundo dados de 2019.
 
As concessões marcam a diversificação da agenda do Governo Federal, contribuindo para a conservação ambiental sob rigorosos critérios de sustentabilidade. O desenvolvimento do ecoturismo faz parte da estratégia do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a conservação ambiental, alinhada à geração de emprego e renda.
 
Saiba mais sobre a agenda de concessões de parques nacionais. 

Leia outras notícias

  • Capitalização da Eletrobras: MME aprova diretrizes para definição de preço de Angra 3

    Continue lendo
  • Anac e CCR assinam contrato de concessão dos aeroportos do Bloco Central

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil