Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

PPI apresenta carteira de projetos de saneamento no evento Invest in Brasil- Japan Edition

Home > Notícias > PPI apresenta carteira de projetos de saneamento no evento Invest in Brasil- Japan Edition

10 de setembro de 2021

PPI apresenta carteira de projetos de saneamento no evento Invest in Brasil- Japan Edition

Invest Brasil Japão

Nesta quarta-feira (8/9), a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, participou do evento virtual “Invest in Brazil Infrastructure - Japan edition”, organizado pela APEX e a Embaixada do Brasil em Tóquio. O foco do evento foi apresentar os projetos de saneamento básico que estão em estruturação do Brasil após a aprovação do Novo Marco Legal que permitiu maior participação da iniciativa privada no setor. 
 
Na ocasião, a Secretária apresentou a carteira de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), destacando as iniciativas já concluídas e em estruturação na área de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem urbana. “A universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil até 2033 demandará investimentos vultuosos, na casa dos R$ 750 milhões. Isso certamente é um desafio, mas é também uma oportunidade e os parceiros japoneses são muito bem-vindos nesse processo”, considerou Seillier. 
 
De acordo com dados da UNCTAD, o Japão é a maior fonte de Investimento Estrangeiro Direto no mundo. O país possui alguns dos maiores fundos globais de investimento, que podem ser uma oportunidade para o Brasil.
 
O comprometimento do governo brasileiro com a universalização do saneamento básico foi destaque em todas as apresentações. No Brasil, uma população equivalente à do Canadá ainda não tem acesso a água tratada e mais de 100 milhões de brasileiros não  têm acesso à coleta de esgoto. 
 
Projetos importantes já estão sendo desenvolvidos no âmbito do PPI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o BNDES e a Caixa Econômica. Entre eles podemos destacar o Leilão de Concessão dos Serviços de Água e Esgotamento sanitário no Amapá, que vai prevê investimentos de mais de R$ 3 bilhões e beneficiar 742 mil pessoas.   

 

Participaram do evento: Augusto Pestana, Presidente da Apex-Brasil,  Eduardo Paes Saboia, Embaixador do Brasil em Tóquio, Pedro Braga Borges, Superintendente no BNDES, Sergio Garrido de Barros, da BRK Ambiental, Jun Makuta, do  escritório Tozzini Freire e  Sawaka Takazaki, Diretora no Ministério da economia, Comércio e Indústria do Japão. 

 

 

Leia outras notícias

  • Anatel aprova o Leilão do 5G para o dia 4 de novembro

    Continue lendo
  • PPI recebe IPHAN para discutir a qualificação do Parque Histórico Nacional das Missões no Rio Grande do Sul

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil