Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Ministério da Infraestrutura, EPL e PPI realizam visita técnica para apresentar o projeto de desestatização do Porto de Itajaí

Home > Notícias > Ministério da Infraestrutura, EPL e PPI realizam visita técnica para apresentar o projeto de desestatização do Porto de Itajaí

26 de agosto de 2021

Ministério da Infraestrutura, EPL e PPI realizam visita técnica para apresentar o projeto de desestatização do Porto de Itajaí

Minfra, EPL e PPI fazem visita ao Porto de Itajaí
Equipes do Ministério da Infraestrutura, da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) visitaram nos dias 25 e 26 de agosto, as cidades de Itajaí e Florianópolis, em Santa Catarina, para a apresentação dos estudos preliminares da desestatização do Porto de Itajaí. 
 

No primeiro dia de visita, a equipe técnica participou de reuniões na Câmara dos Vereadores, para apresentação aos parlamentares da proposta e esclarecimentos gerais sobre os estudos. 

Já no segundo dia, a reunião foi na sede da Federação de Indústrias de Santa Catarina (FIESC), onde o projeto foi apresentado para os representantes da Federação. 

O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, destacou a importância de se fazer um modelo que seja mais eficiente a partir de um consenso entre o governo federal e municipal. 

Pelo projeto, os investimentos devem ser da ordem de R$ 2,8 bilhões, aumentando sua capacidade operacional de 590 mil TEU/ano para 1,2 milhão TEU/ano.

O Complexo Portuário de Itajaí é a principal opção para os exportadores e importadores que operam em Santa Catarina e o segundo maior em movimentação de contêineres do Brasil. Até setembro de 2020, a movimentação acumulada de contêineres atingiu a marca de 1,011 milhões de teus. Apesar da crise de Covid-19, o complexo apresentou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2019. 

Os estudos para desestatização encontram-se em fase de conclusão e, após sua aprovação, serão colocados em audiência pública em outubro para receber contribuições da sociedade. De acordo com o cronograma, o leilão está previsto para 2022.

Leia outras notícias

  • PPI, MDR e Caixa ampliam parceria com Banco Mundial para consultoria em projetos de concessão e PPP

    Continue lendo
  • Publicado o edital da Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil