Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Municípios cearenses recebem capacitação sobre parcerias de investimentos com apoio do Governo Francês

Home > Notícias > Municípios cearenses recebem capacitação sobre parcerias de investimentos com apoio do Governo Francês

22 de setembro de 2021

Municípios cearenses recebem capacitação sobre parcerias de investimentos com apoio do Governo Francês

Treinamento Cariri

A capacitação tem o objetivo de reforçar a troca de conhecimentos e experiências entre as equipes francesas e brasileiras para aprimorar as práticas de infraestruturas e serviços públicos de competência municipal, por meio de Parceria Público-Privada (PPP)

Ao longo desta semana, (20 a 24/9) os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e outros sete municípios do estado do Ceará que fazem parte do consórcio COMARES- UC, receberão capacitação sobre boas práticas de governança de consórcios públicos de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos. O projeto é composto pela Missão de Apoio para capacitação e organização da Governança do Consórcio COMARES -UC na região do Cariri/CE.  
 
A qualificação conta com a parceria do Programa de Parcerias de Investimentos – SEPPI/ME e a Secretaria de Cidades do Governo do Ceará, com supervisão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e coordenação técnica da Expertise France, agência francesa de cooperação técnica internacional. 
 
O Consórcio COMARES-UC tem o apoio do Governo Federal por meio do Fundo de apoio à estruturação e ao desenvolvimento de projetos de concessões e parcerias público-privadas – FEP para estruturação de projeto de concessão dos serviços de resíduos sólidos urbanos.
 
Troca de conhecimentos e experiências
 
A missão no Cariri, será uma grande oportunidade para a troca de conhecimento entre as equipes técnicas do Brasil e França e será ainda extensiva para os técnicos da ARCE (Agência Reguladora do Estado do Ceará) e da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, trarão novas reflexões e avanços na estruturação e na organização do Consórcio. 
 
A missão será registrada em vídeo com o objetivo de documentar essa importante etapa do projeto. Na ocasião, serão realizadas entrevistas com os gestores e os técnicos locais. 
 
CAIXA estrutura a concessão comum dos serviços de manejo de resíduos sólidos dos municípios do COMARES-UC
 
Simultaneamente à capacitação e fortalecimento da governança do Consórcio, a CAIXA, contratada pelo Governo do Estado do Ceará, com recursos do FEP, presta assessoramento técnico e contratou consultoria especializada para estruturar a concessão comum dos serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos dos municípios abrangidos pelo Consórcio COMARES-UC. 
 
A Secretaria Nacional de Saneamento - SNS/MDR, que tem a responsabilidade técnica pelo tema do manejo de resíduos sólidos urbanos, acompanha tecnicamente o projeto.
 
 
Confira a programação do evento

Leia outras notícias

  • PPI, MDR e Caixa ampliam parceria com Banco Mundial para consultoria em projetos de concessão e PPP

    Continue lendo
  • Publicado o edital da Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil