Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Missão do PPI/Casa Civil à China confirma interesse de investidores chineses em projetos de energia, mineração, óleo & gás

Home > Notícias > Missão do PPI/Casa Civil à China confirma interesse de investidores chineses em projetos de energia, mineração, óleo & gás

14 de agosto de 2019

Missão do PPI/Casa Civil à China confirma interesse de investidores chineses em projetos de energia, mineração, óleo & gás

Missão do PPI/Casa Civil à China confirma interesse de investidores chineses em projetos de energia, mineração, óleo & gás
A Secretária de Obras Estratégicas e Fomento do PPI/Casa Civil, Veronica Sánchez, acompanha o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em Missão à China nesta semana. A intenção é prospectar potenciais investidores para os projetos do portfólio do PPI nos setores de mineração, óleo & gás, e energia, em especial a Usina Termelétrica Nuclear Angra 3.

Em Pequim, a agenda inclui eventos voltados aos referidos setores, visitas técnicas a projetos e reuniões one-on-one. Na segunda-feira (12), Sánchez esteve reunida com o Chefe da Administração Nacional de Energia (NEA), Zhang Jianhua, e realizou visita à Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC). 

A Secretária avalia que as reuniões confirmaram o interesse dos investidores chineses nos projetos brasileiros. “Eles afirmaram estar muito satisfeitos com as informações que trouxemos, pois permitirão que eles planejem seus negócios no Brasil nos próximos anos”, disse. Segundo ela, essa ampliação dos investimentos faz parte também de uma diretriz do governo chinês para as empresas.

Ontem (13), a Secretária visitou a State Power Investment Corporation Limited (SPIC), uma das cinco maiores empresas de geração de eletricidade da China Continental. Em seguida, participou do Seminário de Cooperação Brasil-China em Energia e Minas, junto a várias empresas dos setores; como: State Grid Grid, Power China, China Tree Gorges, China National Nuclear Corporation, PetroChina, Sinopec, Sinochem, CNOOC e China Minmetals.

“Participaram do Seminário mais de 40 empresas do setor de geração e transmissão de energia,  petróleo e gás, energia nuclear e mineração”, explicou Veronica.

Nesta quarta-feira (14), a Secretária esteve reunida com a Companhia Nacional da Rede Elétrica da China (State Grid Corporation), a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC) e a empresa de energia Sinopec. Amanhã (15), antes de seguir para Xangai, Veronica ainda realiza visita à China General Nuclear Power Group, uma empresa de energia que opera usinas nucleares.

A Secretária avaliou ser admirável a capacidade dos chineses em geração de energia das mais diversas fontes, bem como dos investimentos em desenvolvimento de novas tecnologias - como por exemplo a geração a partir do hidrogênio. “Os números deles são impressionantes. Há 700Gw de geração apenas renovável. São 58 usinas nucleares em funcionamento e mais 12 em construção, além de 5 mil km de metrô em 39 cidades”, explicou.

Leia outras notícias

  • Decretos qualificam empreendimentos no PPI/Casa Civil e no PND

    Continue lendo
  • Memorando estabelece comissão apara acompanhar estruturação de concessão de rodovias qualificadas no PPI/Casa Civil

    Continue lendo