Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Inmetro acredita os primeiros organismos de inspeção de empreendimentos de infraestrutura

Home > Notícias > Inmetro acredita os primeiros organismos de inspeção de empreendimentos de infraestrutura

02 de abril de 2019

Inmetro acredita os primeiros organismos de inspeção de empreendimentos de infraestrutura

Fruto da parceria entre a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) e o Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o programa de acreditação busca dar mais confiabilidade aos investimentos em infraestrutura pelo Estado e a iniciativa privada.

Inmetro

Os primeiros organismos de infraestrutura passaram pelo Programa de Inspeção Acreditada para Empreendimentos de Infraestrutura, lançado em 2018, uma parceria entre a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) e o Inmetro. A iniciativa visa aprimorar a qualidade técnica dos projetos de engenharia desde a fase de concepção até à execução das obras, mitigando riscos e aumentando a confiança do mercado na qualidade dos serviços prestados, nos prazos e orçamento estimado, em parceria entre o setor público e o privado. Os organismos de inspeção acreditados envolvem áreas como aeroportos, rodovias, ferrovias, distribuição de energia, exploração de petróleo e gás, saneamento, habitação, entre outras.

Entre outros objetivos, o programa busca trazer maior confiabilidade nos empreendimentos qualificados no Plano de Parcerias e Investimentos (PPI), criado para ampliar e fortalecer a relação entre o Estado e a iniciativa privada, atraindo mais investimentos para o País. O PPI tem, atualmente, uma carteira de 193 empreendimentos qualificados, dos quais 52 estão em andamento e devem gerar investimentos estimados em R$ 107,2 bilhões.

O Programa de Apoio a Concessões e Parcerias de entes Subnacionais, recém-incorporado à responsabilidade da SPPI, prevê que os projetos desenvolvidos pelos futuros concessionários também sejam certificados por organismos acreditados com intuito de apoiar os Estados e Municípios na validação e qualificação dos empreendimentos, nas áreas de resíduos sólidos, saneamento básico, iluminação pública e mobilidade urbana.

O programa de acreditação desenvolvido pelo Inmetro disponibiliza uma ferramenta apta a ser requerida por qualquer órgão ou empresa que deseje utilizar um organismo acreditado pela autarquia nas inspeções dos projetos e obras de infraestrutura. Outras entidades encontram-se em processo de acreditação em curso.

As informações sobre os organismos acreditados estão disponíveis em: http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp?seq_tipo_relacionamento=5

 

Leia outras notícias

  • Leilão de cessão de direitos de mineração acontecerá em outubro de 2019

    Continue lendo
  • Autorizado lançamento de edital da promessa de cessão dos Direitos Minerários do Complexo Polimetálico de Palmeirópolis/TO

    Continue lendo