Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Visita técnica ao Hospital do Subúrbio em Salvador, Bahia

Home > Notícias > Visita técnica ao Hospital do Subúrbio em Salvador, Bahia

20 de outubro de 2020

Visita técnica ao Hospital do Subúrbio em Salvador, Bahia

hospitalsuburbio3

Representantes da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), BNDES, Ministério da Saúde (MS) e GHC - Grupo Hospitalar Conceição (empresa pública vinculada ao MS) realizaram nesta terça-feira (20/10) visita técnica ao Hospital do Subúrbio, em Salvador (BA), inaugurado em 2010 como resultado da primeira concessão administrativa no setor de saúde do Brasil.

O objetivo da visita foi colher subsídios para balizar os estudos que vão viabilizar uma nova concessão ou mesmo prorrogação de contrato visando à manutenção da concessão no hospital soteropolitano, que oferece atendimento de urgência e emergência para pacientes adultos e crianças.

A iniciativa também se inscreve nos objetivos do governo federal de expandir a agenda de parcerias público-privadas no setor de saúde, para assegurar ampla cobertura e qualidade do atendimento à população.

“Os bons exemplos de PPPs precisam ser replicados no Brasil. Temos grande carência de infraestrutura de saúde em diversos municípios e podemos otimizar os gastos públicos nesse setor com mais eficiência e melhores serviços à população”, afirma a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier. “Acreditamos que as PPPs de hospitais serão o caminho para essa transformação no Brasil”, complementa.

Atendimento público, gestão privada

Assinada em maio de 2010, a concessão administrativa do Hospital do Subúrbio foi a primeira PPP do setor de saúde do Brasil. O início das operações, em setembro daquele ano, pôs fim a um jejum de quase vinte anos desde a inauguração do último hospital público na região metropolitana de Salvador.

A parceria é internacionalmente reconhecida: em 2015, foi laureada na categoria “Melhoria na prestação de serviços públicos” no Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas (UNPSA). Em 2013, ganhou o prêmio “Parcerias Emergentes”, da Internacional Finance Corporation - Banco Mundial, e do Infrastructure Journal, concedido aos 10 melhores projetos de parcerias público-privadas (PPP) da América Latina e do Caribe.

 

Galeria

Leia outras notícias

  • Ibama publica edital de convocação para audiência pública do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Tabajara

    Continue lendo
  • PPI e BID debatem estratégias para conservação do espaço marinho no país em webinar realizado nesta segunda-feira (23/11)

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil