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Programa de Parcerias de Investimentos

Ferrovia EF-151 – SP/MG/GO/TO (Ferrovia Norte-Sul)

Ferrovia EF-151 – SP/MG/GO/TO (Ferrovia Norte-Sul) 

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Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

Acórdão TCU

Edital

Leilão

Contrato

26/06/2017
16/03/2018
3º trimestre de 2018
4º trimestre de 2018
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

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  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    1ª Reunião

  • SETOR

    Ferrovias

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente

  • Status do Projeto

    Em andamento

  • MODELO

    Subconcessão

  • TIPO DE INICIATIVA

    Estatal

  • UF

    GO,MG,SP,TO

  • CAPACIDADE

    5 pares de trens/dia (inicial, no trecho crítico)

  • DEMANDA

    68,4 milhões de toneladas

  • DATA BASE

    12/2016

  • INVESTIMENTO CAPEX

    2.788.755.235,75

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTT, Ministério dos Tranportes

  • PRAZO (ANOS)

    30 ANOS

  • OUTORGA MÍNIMA

    R$1,097 bilhão

Informações do projeto

A EF-151, também conhecida como Ferrovia Norte-Sul, foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário no Brasil, integrando de maneira estratégica o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de carga no país. A proposição qualificada no PPI pressupõe a concessão de trecho com extensão de 1.537 km, ligando Estrela d´Oeste, em São Paulo, a Porto Nacional, no Estado de Tocantins.

  • O trecho Porto Nacional/TO – Estrela D´Oeste/SP divide-se em dois tramos
  • O primeiro é o tramo compreendido entre Porto Nacional/TO – Anápolis/GO (Tramo Central), com 855 km de extensão, e que já se encontra em operação, com movimentação de pequenos volumes de carga pela VALEC
  • O segundo é o tramo compreendido entre os municípios de Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela d´Oeste/SP (Tramo Sul), com 682 km, já com 95% das obras concluídas, também pela VALEC

Outro benefício esperado com o projeto é a interligação de outros trechos ferroviários que ele viabilizará, e que favorecerão a integração logística do país:

  • O trecho Estrela d´Oeste – Três Lagoas/MS, por sua vez, atravessará região com grande vocação agrícola e industrial, atendendo ao transporte de grãos e celulose
  • O trecho Campinorte/GO – Água Boa/MT, por fim, permitirá o acesso das áreas produtoras agrícolas da Região Centro-Oeste do país à malha ferroviária existente, sendo mais uma alternativa logística para o fluxo de grãos
  • Os estudos indicam uma projeção de carga para 2051 de mais de 68 milhões de toneladas para o trecho a ser concedido
  • Os investimentos previstos, nesse caso, giram em torno de R$2,76 bilhões, tendo por base os serviços preliminares, terraplanagem, obras de arte corrente e drenagem, superestrutura ferroviária, obras complementares, compensações ambientais, sistemas ferroviários, custos indiretos de implantação, projeto executivo e equipamentos ferroviários
  • O material rodante estimado é de R$2,35 bilhões.
  • Para a modelagem do projeto pressupõe-se a subconcessão do trecho pela VALEC, adotado o modelo vertical de exploração da ferrovia no qual uma única empresa é responsável pela gestão da infraestrutura e prestação do serviço de transporte.
  • A fim de possibilitar acesso aos portos do sudeste, norte e nordeste, previamente à realização da licitação, serão estabelecidas as condições de acesso, bem como as tarifas relacionadas ao direito de passagem das concessões adjacentes.
  • Situação atual do projeto

     O processo consta da pauta da Sessão Plenária de 12/09/2018, relator Ministro Bruno Dantas.

    Próximos passos incluem a publicação do acórdão pelo TCU,  possíveis ajustes nos documentos e publicação do edital.

     

Galeria

Ferrovia Norte-Sul / Foto: Valec

Ferrovia Norte-Sul / Foto: Valec

EF 151

EF 151

Arquivos

  • Cartilha Informativa - Ferrovia Norte-Sul

     PDF (932,95 KB)

Ver outros projetos

  • Concessão do Tramo Norte do Ferroanel de São Paulo

    Veja Projeto
  • Terminal de Contêineres de Vila do Conde S.A. (Convicon)

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