Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Empresas assinam contratos de concessão de linhas de transmissão leiloadas pela Aneel

Home > Notícias > Empresas assinam contratos de concessão de linhas de transmissão leiloadas pela Aneel

25 de março de 2019

Empresas assinam contratos de concessão de linhas de transmissão leiloadas pela Aneel

Empresas terão que investir R$ 13,2 bi nos 16 lotes arrematados em dezembro

leilão aneel

Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (25), o Secretário Especial do PPI, Adalberto Vasconcelos, o Secretário de Energia e Aeroportos, Pedro Bruno, o Secretário de Transporte do PPI, Marcelo Cunha e o Ministro da Secretaria de Governo (Segov), Santos Cruz, marcaram presença no evento de assinatura dos contratos de concessão para a construção de novas linhas de transmissão de energia elétrica, comandado pelo Presidente da República Jair Bolsonaro.

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as empresas vencedoras do leilão de transmissão assinaram os contratos de concessão na tarde de hoje (25). O leilão no qual foram arrematados 16 lotes de linhas de transmissão de energia ocorreu em dezembro de 2018.

Dos 16 lotes ofertados, quatro deles foram arrematados pela empresa Neoenergia S.A, controlada pela espanhola Iberdrola.

Investimentos

Segundo a Aneel, os contratos devem gerar cerca de R$ 13,2 bilhões em investimentos, além de 28 mil empregos diretos. O valor de investimento foi recorde para um leilão de linhas de transmissão de energia.

No leilão, as empresas arremataram 55 linhas de transmissão, com 7.152 km de extensão, e 25 subestações com capacidade de transformação de 14.819 MVA.

As concessões são válidas por 25 anos, a partir da assinatura dos contratos, e o prazo das obras varia de 48 a 60 meses. De acordo com a Aneel, os empreendimentos estão localizados nos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará. Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

 

Leia outras notícias

  • Leilão de cessão de direitos de mineração acontecerá em outubro de 2019

    Continue lendo
  • Autorizado lançamento de edital da promessa de cessão dos Direitos Minerários do Complexo Polimetálico de Palmeirópolis/TO

    Continue lendo