Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Estados apresentam projetos de parcerias em terceiro encontro virtual promovido pelo PPI

Home > Notícias > Estados apresentam projetos de parcerias em terceiro encontro virtual promovido pelo PPI

01 de julho de 2021

Estados apresentam projetos de parcerias em terceiro encontro virtual promovido pelo PPI

Estados apresentam projetos de parcerias em terceiro encontro virtual promovido pelo PPI

O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) promoveu, nesta quinta-feira (1/7), o 3º encontro “Diálogo PPI com Secretarias de Parcerias das Unidades da Federação”. Realizado de forma virtual, o evento teve como objetivo reunir secretários, gestores e servidores que trabalham com as agendas de Parcerias Público-Privadas (PPPs) nos estados para troca de experiências. Estiveram presentes representantes das unidades federativas e do PPI.

O Estado de Santa Catarina apresentou a PPP prisional, projeto-piloto que conta com apoio do PPI, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para sua estruturação. A parceria permitirá a construção de um Complexo Prisional por meio de PPP, com mais de 2 mil novas vagas, valorização do policial penal e reintegração dos condenados por meio da educação e trabalho.  

“Santa Catarina já é referência no país no trabalho com os apenados, com o modelo de presídio-indústria, em que eles trabalham durante o cumprimento de suas penas. Não é raro termos o preso que trabalhou dentro de uma empresa no presídio e foi contratado após cumprir sua pena. A chance de ressocialização é muito maior”, explicou o Secretário Executivo do Órgão Gestor de PPPs do Governo de Santa Catarina, Ramiro Zinder. A expectativa é de publicação de edital em 2022.

Saiba mais sobre o projeto clicando neste link

Na sequência, a Superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, apresentou o projeto “Piauí Conectado”, por meio do qual foi implantada rede de fibra óptica no Estado, com oferta de conexão de internet gratuita em locais públicos. O projeto atende 85% da população piauiense, com pontos de internet em 101 municípios do estado. São 1.500 pontos, em mais de cinco mil quilômetros de rede de fibra óptica, com prazo de concessão de 30 anos.

“Estamos falando de democratização, de acesso a dados e ao conhecimento. A Piauí Conectado é o meio que o Estado possui mais rápido, mais efetivo e eficaz de entregar serviço e valor para as pessoas. E nesse processo de expansão da rede de fibra óptica a gente também gera a oportunidade de que a internet chegue à casa das pessoas através dos provedores que podem ter acesso à nossa rede de fibra. É um projeto que nos orgulha”, destacou Viviane.

Acesse a apresentação sobre o Piauí Conectado aqui.

Para finalizar, o Presidente do Instituto Rio Metrópole, Bernardo Santoro, fez uma apresentação da carteira de projetos da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, que engloba 22 municípios e população de 13,5 milhões de pessoas. “Temos muitos projetos estruturantes para a região. Falando de projetos prioritários e que estão próximos de serem leiloados, temos o projeto de geração de energia por meio dos resíduos sólidos urbanos e a concessão para a construção de miniusinas de geração de energia fotovoltaicas, por exemplo”, pontuou.

Clique aqui para acessar a apresentação do Rio Metrópole.

Diálogo PPI

Os encontros, realizados de forma virtual, são uma oportunidade para que os gestores de parcerias em todo o Brasil apresentem seus projetos e troquem experiências. O objetivo é que o Diálogo PPI com Secretarias de Parcerias seja um fórum permanente de troca de experiências, com encontros regulares.

Leia outras notícias

  • PPI, MDR e Caixa ampliam parceria com Banco Mundial para consultoria em projetos de concessão e PPP

    Continue lendo
  • Publicado o edital da Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil