Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

PPI promove encontro virtual com gestores de parcerias dos Estados

Home > Notícias > PPI promove encontro virtual com gestores de parcerias dos Estados

25 de maio de 2021

PPI promove encontro virtual com gestores de parcerias dos Estados

PPI promove encontro virtual com gestores de parcerias dos Estados

O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) promoveu, nesta terça-feira (25/5), o “1º Diálogo PPI com Secretarias de Parcerias das Unidades da Federação”. Realizado de forma virtual, o evento teve como objetivo reunir secretários, gestores e servidores que trabalham com as agendas de Parcerias Público-Privadas (PPPs) nos estados para troca de experiências. Neste primeiro encontro, estiveram presentes representantes de 23 unidades federativas, além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.

“O principal intuito é promovermos a aproximação dessas áreas de parcerias com o PPI e com os nossos parceiros na estruturação desses projetos, que são o BNDES e a Caixa, dialogando sobre experiências, desafios e avanços”, explicou a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier. “O PPI funciona como um grande hub, isto é, uma de nossas funções é facilitar a vida dos investidores nacionais e estrangeiros para eles entenderem tudo que temos na carteira de projetos. E da mesma forma que os estados aprendem com o Governo Federal, nós aprendemos com as boas práticas e projetos estruturados por vocês”, pontuou.

Na abertura da reunião, a Secretária Especial apresentou brevemente os resultados do Programa, as principais entregas desde o início desta gestão e a carteira de projetos em estruturação, com as expectativas de leilões para este ano e para 2022. Na sequência, os secretários do PPI abordaram a atuação de cada secretaria, citando os principais projetos.

O Superintendente da Área de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro Bruno Barros de Souza, destacou a importância de reunir os times dos estados. “É muito interessante ver como essas equipes de parcerias nos Estados vêm crescendo. Essa troca faz com que nos engajemos ainda mais em prol da agenda de parcerias. Somos entusiastas dessa agenda no BNDES e nos últimos anos quadruplicamos a quantidade de projetos sendo estruturados. Agradeço a parceria com o PPI e parabenizo pela iniciativa de criar esse canal de diálogo”, disse.

“O Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas, o FEP, é administrado pela Caixa e foi criado para apoiar os entes tecnicamente e financeiramente nesses projetos de concessões e PPPs. Acabamos de passar por eleições municipais e não tivemos nenhum projeto interrompido, fato que sinaliza muito positivamente essa agenda que estamos conduzindo”, afirmou o Gerente Nacional da Caixa, André Oliveira.

“Estamos todos no mesmo barco, são projetos que convergem para uma agenda de desenvolvimento que é comum a todos. Deixo como uma sugestão que o PPI apoie os estados na divulgação das iniciativas que estão sendo conduzidas, pela visibilidade que o Programa tem”, comentou a Secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni.

Ao final da reunião, foi definida a realização de um segundo encontro virtual no mês de junho, no qual quatro estados apresentarão suas carteiras ou projetos prioritários. A ideia é que o Diálogo PPI com Secretarias de Parcerias seja um fórum permanente de troca de experiências, com encontros regulares.

Leia outras notícias

  • Realizada concorrência da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul

    Continue lendo
  • TCU aprova estudos de concessão da BR-381/262/MG/ES e da Dutra

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil