Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Decreto qualifica três projetos de mineração no PPI

Home > Notícias > Decreto qualifica três projetos de mineração no PPI

15 de abril de 2021

Decreto qualifica três projetos de mineração no PPI

Decreto qualifica três projetos de mineração no PPI

Foi publicado, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15/4), o Decreto nº 10.675, que qualifica os projetos Gipsita do Rio Cupari/PA, Calcário de Aveiro/PA e Diamante de Santo Inácio/BA, de titularidade da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A qualificação ocorre para fins de execução por meio de contratos de parceria com a iniciativa privada. Os projetos dão continuidade ao processo de negociação de aproximadamente 30 ativos minerários da CPRM, iniciado com a licitação do Complexo Polimetálico de Palmeirópolis/TO, ocorrido em outubro de 2019. Uma vez identificados e quantificados depósitos com atratividade econômica, a CPRM está autorizada pela sua lei de criação a leiloar os direitos minerários correspondentes para terceiros interessados em obter a concessão de lavra.

No projeto Gipsita do Rio Cupari/Pará, a Companhia apurou depósitos expressivos, na ordem 534 milhões de toneladas de gipsita. Já no relatório final do projeto Calcário de Aveiro, no mesmo estado, aponta-se a presença de 590 milhões de toneladas de calcário com aplicabilidade para corretivo agrícola e para a produção de cimento. E, por fim, o projeto Diamante de Santo Inácio, na Bahia, identificou a ocorrência de recursos minerais correspondentes a 122 milhões de toneladas de cascalho mineralizado, contendo 1,8 milhão de quilates de diamante com teores (pontos/m³) variando de 0,83 a 3,67.

A expectativa é que os leilões sejam realizados ainda em 2021.

Leia outras notícias

  • Concluída consulta pública para a concessão de sete Terminais Pesqueiros Públicos

    Continue lendo
  • Publicada resolução que recomenda qualificação dos serviços de recolhimento e guarda de veículos apreendidos pela PRF no PPI

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil