Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Parques Nacionais de Brasília (DF) e São Joaquim (SC) são qualificados no PPI

Home > Notícias > Parques Nacionais de Brasília (DF) e São Joaquim (SC) são qualificados no PPI

10 de agosto de 2020

Parques Nacionais de Brasília (DF) e São Joaquim (SC) são qualificados no PPI

parquesaojoaguim20200810
Foi publicado nesta segunda-feira (10/8) no Diário Oficial da União o Decreto Presidencial 10447/2020, que qualifica no PPI e inclui no Plano Nacional de Desestatização o Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal, e o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, à conservação, à proteção e à gestão das unidades. 

Os parques, atualmente, são administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com a inclusão no portfolio do PPI, os projetos passam a ter caráter prioritário para todos os agentes públicos envolvidos no processo de concessão para parceiros privados.

Criado em 1961, o Parque Nacional de Brasília possui área total aproximada de 42.300 hectares e tem como principais atrações as piscinas abastecidas por águas provenientes de nascentes localizadas no interior ou nas proximidades da Unidade de Conservação, o que permite manter a renovação constante da água. O Parque dispõe de duas trilhas, nas quais os visitantes podem observar a fauna e a flora do Cerrado, além da “Ilha da Meditação”, onde é possível realizar observação de aves.

Já o Parque Nacional de São Joaquim, também criado em 1961, ocupa uma área de cerca de 49800 hectares na região serrana do Estado de Santa Catarina, entre os municípios de Urubici (onde fica a Sede Administrativa do Parque), Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Lauro Muller e Orleans. Possui diversos atrativos como o morro da Igreja, a Pedra Furada, paredões (peraus), cânions, penhascos e inúmeras cachoeiras e rios. É ideal para experiências como caminhadas, cavalgadas, escaladas, mountain bike e outras atividades de recreação e lazer. Por estar localizado em umas das regiões mais frias do Brasil, abriga paisagens florestais que frequentemente estão cobertas de neve, oferecendo uma experiência inédita para muitos brasileiros.

Leia outras notícias

  • BNDES e governo do Rio Grande do Sul assinam contrato para viabilizar parceria pioneira em sistemas prisionais

    Continue lendo
  • Concessão dos Parques de Aparados da Serra e de Serra Geral avança no TCU

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil