Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Decreto qualifica relicitação da BR-163/MS no PPI

Home > Notícias > Decreto qualifica relicitação da BR-163/MS no PPI

12 de março de 2021

Decreto qualifica relicitação da BR-163/MS no PPI

Decreto qualifica relicitação da BR-163/MS no PPI

Foi publicado, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12/3), o Decreto nº 10.647, que acolhe recomendação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) e qualifica, no âmbito do PPI, a relicitação da BR-163/MS.

Trata-se de trecho com extensão de 846 km, que corta o estado do Mato Grosso do Sul, desde a divisa com o estado do Paraná até a divisa com o Mato Grosso, e é importante ligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do país.

Após a avaliação da viabilidade técnica e jurídica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e de manifestação do Ministério da Infraestrutura, o Conselho do PPI optou por qualificar a relicitação da rodovia, que foi concedida à empresa CCR MSVia em 2014. A concessionária apresentou dificuldades econômico-financeiras para cumprir com suas obrigações contratuais, entre elas a duplicação da rodovia.

Para garantir a continuidade dos serviços e a retomada dos investimentos em concessões cujos contratados demonstram incapacidade de adimplir as obrigações assumidas originalmente, em 2017 foi publicada a Lei nº 13.448, que prevê a assinatura de um termo aditivo que permite ao atual concessionário continuar prestando o serviço concedido até que seja feita nova licitação do ativo e ocorra a substituição do concessionário por outra empresa com capacidade de executar os investimentos e prestar adequadamente os serviços.

Com a publicação do decreto, a ANTT terá o prazo de 90 dias para firmar Termo Aditivo ao Contrato de Concessão. Em paralelo, estão sendo realizados os estudos de viabilidade da nova concessão e a elaboração dos documentos contratuais. Estima-se que o Edital de Licitação seja publicado no 1º semestre de 2022 e que a assinatura do contrato ocorra no 2º semestre do mesmo ano.

Leia outras notícias

  • Ministério da Economia realiza audiência pública para a privatização da CeasaMinas

    Continue lendo
  • MDR anuncia o edital de concessão do Perímetro Irrigado do Baixio do Irecê

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil