Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Publicada resolução que recomenda qualificação no PPI do Canal de São Gonçalo e a Hidrovia da Lagoa Mirim, no RS

Home > Notícias > Publicada resolução que recomenda qualificação no PPI do Canal de São Gonçalo e a Hidrovia da Lagoa Mirim, no RS

10 de setembro de 2021

Publicada resolução que recomenda qualificação no PPI do Canal de São Gonçalo e a Hidrovia da Lagoa Mirim, no RS

Resolução CPPI/ Canal de São Gonçalo e Hidrovia da Lagoa

Foi publicada, no Diário Oficial desta sexta-feira (10/9), a Resolução CPPI nº 195, que recomenda a qualificação e a inclusão no Plano Nacional de Desestatização (PND) do Canal de São Gonçalo e a Hidrovia da Lagoa Mirim, no trecho entre o Canal do Sangradouro (Extremo Norte) até o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar (Extremo Sul), no Estado do Rio Grande do Sul. O empreendimento é a primeira hidrovia qualificada no Programa de Parcerias de Investimento.

O empreendimento compõe a hidrovia Brasil-Uruguai, que se apresenta como um projeto estruturador de integração logística para a região sul do continente sul-americano e sua vocação é predominantemente voltada para os fluxos internos entre os países que compõem o corredor hidroviário. 

A região hidrográfica do Atlântico Sul conecta Uruguai e Brasil através do rio Jaguarão, Lagoa Mirim, canal São Gonçalo, Lagoa dos Patos e canal Miguel da Cunha, permitindo uma saída de exportação fluvial através do Oceano Atlântico. 
 
O projeto de parceria com o setor privado visa garantir a navegação na Lagoa Mirim por meio de investimento de dragagem e de sinalização e compreende um importante passo para o desenvolvimento da Hidrovia Brasil-Uruguai.

 
Próximos passos

 
A expectativa é que os estudos sejam concluídos até o final de 2021, de forma que o leilão possa ser viabilizado até o final de 2022.

Leia outras notícias

  • PPI, MDR e Caixa ampliam parceria com Banco Mundial para consultoria em projetos de concessão e PPP

    Continue lendo
  • Publicado o edital da Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil