Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Aberta consulta pública sobre nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Home > Notícias > Aberta consulta pública sobre nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu

27 de abril de 2021

Aberta consulta pública sobre nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério do Meio Ambiente, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), abrem, nesta terça-feira (27/4), consulta pública sobre a nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu, localizado no Paraná. O objetivo é receber contribuições, subsídios e sugestões sobre o projeto.

O prazo para envio de contribuições vai até 27/5, e os documentos podem ser acessados clicando aqui. Nesta etapa, também serão realizadas audiências públicas, no dia 20/5 (Foz do Iguaçu/PR) e 21/5 (Céu Azul/PR), das 9 às 12h. Para participar, é preciso se inscrever neste link

O Parque Nacional do Iguaçu foi concedido no final de 1990. Com a proximidade do fim do contrato de concessão vigente, o ICMBio buscou apoio para estruturar a nova concessão. Assim, o Decreto nº 10.147 incluiu a Unidade de Conservação na carteira do PPI, para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, conservação, proteção e gestão do parque. 

O Parque Nacional do Iguaçu foi pioneiro no Brasil no envolvimento da iniciativa privada na gestão de unidades de conservação e é atualmente o 3º destino mais visitado do país. Estruturado pelo BNDES, o projeto tem investimentos estimados em R$ 500 milhões. A licitação está prevista para ocorrer no quarto trimestre deste ano.

A principal premissa para elaboração dos estudos foi a preservação e conservação da unidade, aliada à geração de oportunidades de renda e emprego para as populações do entorno.

A nova concessão proposta viabilizará a expansão e o desenvolvimento de outros polos para visitação, bem como a melhoria da infraestrutura do Polo Cataratas, o principal deles, incrementando sua eficiência operacional e aperfeiçoando o nível geral dos serviços prestados.

O Parque           

O Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, pelo Decreto n° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. Protege riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, algumas delas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo, gavião-real, peroba-rosa, ariticum, araucária, além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.

Essa expressiva variabilidade biológica, somada à paisagem singular das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

Leia outras notícias

  • Realizada concorrência da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul

    Continue lendo
  • TCU aprova estudos de concessão da BR-381/262/MG/ES e da Dutra

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil