Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Contrato de subconcessão da Ferrovia Norte-Sul será assinado no dia 31

Home > Notícias > Contrato de subconcessão da Ferrovia Norte-Sul será assinado no dia 31

30 de julho de 2019

Contrato de subconcessão da Ferrovia Norte-Sul será assinado no dia 31

Ferrovia Norte-Sul
Será assinado, nesta quarta-feira (31), o contrato de subconcessão entre a União/ANTT e a Rumo Logística, referente à exploração do Tramo Central da Ferrovia Norte-Sul, projeto qualificado no PPI/Casa Civil. A cerimônia de assinatura do documento será realizada em Anápolis e contará com a participação de autoridades do setor de infraestrutura e do Presidente da República, Jair Bolsonaro. 
 
Prioridade nacional no setor ferroviário, que estava há mais de 10 anos sem uma nova concessão, o referente leilão da Ferrovia Norte-Sul aconteceu no dia 28 de março, em São Paulo. A Rumo Logística, companhia ferroviária e de logística brasileira, foi a vencedora e arrematou a FNS com um lance de R$ 2,719 bilhões e um ágio de 100,92%. O prazo de concessão é 30 anos, vedada a prorrogação. 

O projeto é a espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro, permitindo o transporte de cargas do Centro-Oeste e escoamento tanto pelo Porto de Itaqui (MA) como pelo Porto de Santos (SP).

Nesta ocasião, será explorado Tramo Central, referente ao trecho de 1.537 km de ferrovia que liga Estrela D’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO). São pevistos investimentos de R$ 2,7 bilhões, principalmente em construção e aquisição de material rodante (locomotivas e vagões). 

A última concessão do setor, realizada em 2007, se referiu ao Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, que liga Porto Nacional (TO) a Açailândia (MA), e foi concedido em 2007 à VLI, empresa controlada pela Vale, tendo sido este até então o último leilão no setor ferroviário.

Leia outras notícias

  • TCU aprova concessão da BR-101/SC, integrante do portfólio do PPI/Casa Civil

    Continue lendo
  • PPI/Casa Civil participa de audiência pública sobre o marco regulatório para PPPs

    Continue lendo