Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Assinado o contrato de concessão dos serviços de apoio à visitação da Floresta Nacional de São Francisco de Paula

Home > Notícias > Assinado o contrato de concessão dos serviços de apoio à visitação da Floresta Nacional de São Francisco de Paula

17 de setembro de 2021

Assinado o contrato de concessão dos serviços de apoio à visitação da Floresta Nacional de São Francisco de Paula

Contrato São Francisco de Paula

O Governo Federal realizou nesta terça-feira (14/9), cerimônia para a assinatura do contrato de concessão dos serviços de apoio à visitação da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, localizada no município de São Francisco de Paula, no estado do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Ministério do Meio Ambiente e contou com a participação dos representantes do ICMBIO e do Consórcio vencedor da licitação, além dos convidados BNDES, SEPPI e Instituto Semeia, que contribuíram ao longo do processo de estruturação do projeto. Trata-se da quarta Unidade de Conservação Federal licitada na agenda de concessões do MMA. 

O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), prevê mais de quatro milhões de reais em investimentos já nos primeiros dois anos da concessão. O concessionário será responsável, pelos próximos 30 anos, pela prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção das áreas de uso público da FLONA, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão da referida unidade.

A Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, considera a concessão mais uma conquista da parceria entre o poder público e privado, em benefício da sociedade. “Parabenizo os investidores que irão transformar a Floresta Nacional através dos investimentos no turismo, em novas trilhas, no saneamento básico, em atividades de monitoramento. O poder público, por sua vez, estará lado a lado apoiando e garantindo a qualidade desse contrato que está sendo assinado com índices de qualidade e investimento”, destacou Seillier.  

Floresta Nacional de São Francisco de Paula

Com uma área de 1.606 hectares e altitudes superiores a 900 metros, a unidade está localizada na região de Campos de Cima da Serra, no município de São Francisco de Paula/RS, possuindo áreas de relevo acidentado, além de diversas cachoeiras, um conjunto de lagos e edificações históricas com potencial de visitação. Integra a região das Hortênsias que é um polo turístico consolidado nacionalmente, a Serra Gaúcha, que recebe anualmente mais de seis milhões de turistas.

Com a assinatura do contrato de concessão, o concessionário fica responsável pela revitalização, modernização, operação e manutenção das áreas de uso público da Floresta Nacional, bem como por serviços de apoio aos turistas, incluindo alimentação, estacionamento e segurança.

Galeria

Floresta Nacional de São Francisco de Paula

Floresta Nacional de São Francisco de Paula

Foto: Ministério do Meio Ambiente

Leia outras notícias

  • PPI, MDR e Caixa ampliam parceria com Banco Mundial para consultoria em projetos de concessão e PPP

    Continue lendo
  • Publicado o edital da Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil