Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Consórcio vence concorrência pública internacional para estruturação do projeto da ferrovia Malha Oeste

Home > Notícias > Consórcio vence concorrência pública internacional para estruturação do projeto da ferrovia Malha Oeste

16 de setembro de 2021

Consórcio vence concorrência pública internacional para estruturação do projeto da ferrovia Malha Oeste

Consórcio vence concorrência pública internacional para estruturação do projeto da ferrovia Malha Oeste

O CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), homologou nesta quinta-feira -feira (16/09), o Consórcio nos Trilhos de Novo como vencedor da Concorrência Pública Internacional para realização de estudos de viabilidade e apoio para a nova outorga da ferrovia Malha Oeste.
 
A Solicitação de Proposta para a Concorrência Pública Internacional foi enviada para nove empresas que haviam sido selecionadas em processo seletivo preliminar. Para a seleção foram recebidas quatro propostas, que, após a avaliação documental e critérios técnicos (80%) e preço (20%), resultaram na seleção do Consórcio nos Trilhos de Novo como vencedor.
 
Composto por quatro empresas, o consórcio vencedor é liderado pela Latina Projetos Civis e Associados. Fazem parte do consórcio a Terrafirma Consultoria Empresarial e de Projetos; a Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais; e a Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Andrade Advogados.
 
O consórcio possui competência multidisciplinar que cobre todos os temas necessários para a estruturação do projeto, tais como, engenharia, estudos de demanda, econômico-financeiro e jurídico.
 
A expectativa é que o contrato entre a CAF e o consórcio vencedor seja assinado na próxima semana.
 
Malha Oeste
 
A ferrovia Malha Oeste perpassa os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 1.973 km de extensão de linhas, em bitola de 1m. Em julho de 2020, a concessionária operadora da ferrovia protocolou, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pedido de adesão a processo de relicitação (devolução da concessão) referente ao Contrato de Concessão celebrado com a União, nos termos da Lei nº 13.448 de 5 de junho de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 9.957/2019.
 
O cronograma preliminar prevê a publicação do edital e leilão da nova outorga da ferrovia no primeiro semestre de 2023.

Leia outras notícias

  • PPI, MDR e Caixa ampliam parceria com Banco Mundial para consultoria em projetos de concessão e PPP

    Continue lendo
  • Publicado o edital da Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil