Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Assinados os contratos do 2º Ciclo da Oferta Permanente

Home > Notícias > Assinados os contratos do 2º Ciclo da Oferta Permanente

28 de junho de 2021

Assinados os contratos do 2º Ciclo da Oferta Permanente

Assinados os contratos do 2º Ciclo da Oferta Permanente

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou, nesta segunda-feira (28/6), no Rio de Janeiro, a cerimônia de assinatura dos contratos das 18 áreas arrematadas no 2º Ciclo da Oferta Permanente, sendo 17 blocos exploratórios e uma área com acumulações marginais. O projeto foi qualificado no PPI por meio do Decreto nº 10.479.

Estiveram presentes o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, os Diretores da ANP Rodolfo Saboia, Symone Araújo e Dirceu Amorelli, além de outras autoridades e representantes das empresas.

Na abertura do evento, o Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia lembrou que a sessão pública de apresentações de ofertas do 2º Ciclo ocorreu em 2020, um ano desafiador para a indústria global de petróleo e gás natural. “Naquele contexto, a simples realização de um ciclo da Oferta Permanente já seria em si só uma vitória, uma vez que, nesse modelo, o processo licitatório só tem início com a manifestação de interessados, acompanhada de garantia de oferta. Mas esse ciclo não só foi realizado como também apresentou resultados extremamente positivos. Com os contratos assinados hoje, adicionaremos em torno de 20 mil km² de área de exploração, em seis bacias sedimentares brasileiras, uma área quase do tamanho do Estado de Sergipe. Isso significa um acréscimo de 10% em área exploratória concedida”, afirmou. 

No total, foram sete empresas signatárias: Shell Brasil Petróleo Ltda., Eneva S.A., Enauta Energia S.A., Imetame Energia Ltda., Energy Paranã Ltda., Potiguar E&P S.A. e Petroborn Óleo e Gás S.A.  

A sessão pública de apresentações de ofertas do 2º Ciclo da Oferta Permanente ocorreu no dia 4 de dezembro de 2020. No certame, foram arrecadados R$ 56,7 milhões em bônus de assinatura e as áreas arrematadas irão gerar investimentos exploratórios mínimos da ordem de R$ 160 milhões.

Leia outras notícias

  • PPI, MDR e Caixa ampliam parceria com Banco Mundial para consultoria em projetos de concessão e PPP

    Continue lendo
  • Publicado o edital da Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil