Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Estudos dos terminais de granéis sólidos no porto de Aratu, na Bahia, são aprovados no TCU

Home > Notícias > Estudos dos terminais de granéis sólidos no porto de Aratu, na Bahia, são aprovados no TCU

06 de agosto de 2020

Estudos dos terminais de granéis sólidos no porto de Aratu, na Bahia, são aprovados no TCU

aratu20200806
Em sessão plenária realizada na última quarta-feira (5/8), o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os estudos de viabilidade para a concessão à iniciativa privada dos terminais portuários de ATU12 e ATU18 no Porto de Aratu, Bahia, que haviam sido protocolados na corte em março deste ano. 
 
Os dois terminais são preparados para granéis sólidos vegetais e minerais, sobretudo soja (ATU18) e fertilizantes (ATU12), sendo importantes para atender às demandas da produção agrícola da região chamada de Matopiba, acrônimo das iniciais dos estados abrangidos: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
 
Os ativos foram qualificados no portfolio do PPI em agosto de 2019, na 10ª Reunião do Conselho do PPI. Saiba mais sobre cada projeto:
 
ATU12: projeto brownfield de aproximadamente 160 mil m², com expectativa de movimentação média de dois milhões de toneladas/ano. São previstos investimentos de aproximadamente R$ 250 milhões ao longo de 25 anos de prazo contratual.
 
ATU18: projeto greenfield, com área prevista de 51,6 mil m². Projetado para movimentar 8 milhões de toneladas/ano ao fim do contrato. Os investimentos previstos nesse terminal são de R$ 120 milhões ao longo de 15 anos de prazo contratual.
 
Próximos passos . Os estudos serão atualizados conforme as recomendações realizadas pelo TCU. Na sequência, serão submetidos à aprovação da ANTAQ para publicação de editais e contratos, além do estabelecimento de data para a sessão de leilão, que deverá ser realizada ainda este ano.

Leia outras notícias

  • BNDES e governo do Rio Grande do Sul assinam contrato para viabilizar parceria pioneira em sistemas prisionais

    Continue lendo
  • Concessão dos Parques de Aparados da Serra e de Serra Geral avança no TCU

    Continue lendo
Acesso à Informação
Governo do Brasil