18 de setembro de 2019
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) publicou, nesta quarta-feira (18), a abertura da audiência pública n° 09/2019 com objetivo de colher contribuições do setor aos documentos técnicos e jurídicos que servirão de referência para a realização do leilão de dois terminais no Porto de Santos (STS 14 e STS 14A), ambos integrantes da carteira de projetos do PPI/Casa Civil.
Os dois terminais serão dedicados à armazenagem e movimentação de celulose (carga geral) e estima-se que irão fomentar aproximadamente R$ 280 milhões em investimentos. A relevância destes portos se deve à proximidade geográfica às plantas de celulose brasileiras e disponibilidade de acesso ferroviário, fatores decisivos para logística de escoamento da celulose.
O Terminal STS 14 (área 31.017m²) após a implantação das estruturas necessárias deverá possuir capacidade estática para armazenamento de 97 mil toneladas de celulose e terá potencial para movimentar dois milhões de toneladas por ano. Já o Terminal STS 14ª (área 34.975m²) terá capacidade estática para armazenamento de 125 mil toneladas de celulose e terá potencial para movimentar 2,6 milhões de toneladas por ano.
A expectativa do governo é que os editais para os leilões destes terminais sejam abertos no 1°trimestre de 2020, com a realização dos leilões no 2° trimestre.
O período para envio de contribuições será até o dia 1º de novembro. Os documentos da consulta pública poderão ser acessados pelo site da Antaq: clique aqui.