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Equipe do PPI participa de agendas no Paraná para tratar do projeto da Nova Ferroeste

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11 de fevereiro de 2021

Equipe do PPI participa de agendas no Paraná para tratar do projeto da Nova Ferroeste

Equipe do PPI participa de agendas no Paraná para tratar do projeto da Nova Ferroeste
O gerente de projeto do PPI, Uirá Oliveira, e a assessora técnica Izabela Souza participaram, entre segunda e quarta-feira (8 a 10/2) de reuniões e agendas no Paraná para tratar do projeto da Ferrovia EF-277 (Nova Ferroeste).  
 
O Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste, com extensão estimada de 1.370 km, foi qualificado no PPI por meio do Decreto nº 10.487/2020 e abrange a construção de novos trechos e a criação de um corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul (MS) e oeste do Paraná (PR) ao porto de Paranaguá (PR). A previsão é levar o projeto a leilão ainda neste ano. 
 
Essa é uma das iniciativas com o objetivo de ampliar a malha ferroviária nacional, de modo a atender ao transporte de cargas voltado à exportação e promover maior participação desse modal na matriz de transportes, o que favorece a competitividade do país e a segurança do transporte de mercadorias. 
 
Na segunda-feira (8/2), foi realizada reunião com a participação do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck; do coordenador do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes; do diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves, entre outras lideranças locais. 
 
Na ocasião, as empresas responsáveis pela elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) e Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) apresentaram os resultados prévios das análises aos governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
 
“Essas visitas são uma oportunidade de conversarmos com os diversos atores envolvidos no projeto e de conhecermos de perto o traçado. A ferrovia tem uma importância muito grande para a região, e mapeamos in loco diversos aspectos socioambientais que serão endereçados no processo de licenciamento”, destacou o gerente de projeto do PPI, Uirá Oliveira. 
 
“É a primeira vez em anos que temos uma equipe focada em fazer um bom projeto. Tinha muita vontade política, mas o investimento não avançava na parte técnica, que é a principal. Se não tiver a parte técnica dando embasamento à política, o projeto não sai do papel”, salientou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Os estudos também alinham as questões ambientais, já que nosso objetivo é fazer um projeto ambientalmente sustentável”, completou. 
 
Além de reuniões com o Grupo de Trabalho GTFerrovias, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, em que foram apresentados o traçado preliminar e o estudo de demanda, também foi feita visita in loco a pontos em que o traçado da ferrovia passa. 
 
Já na terça-feira (9/2), a comitiva fez visita técnica ao Porto de Paranaguá. O assessor de Logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul, Lúcio Lagemann, afirmou que o volume projetado da produção a ser escoada pelo Porto de Paranaguá é grande. “A integração que o Mato Grosso do Sul deseja, por meio da Ferroeste, é uma melhoria na logística com um custo benefício tanto para o nosso produtor quanto para os nossos importadores. Essa integração com o Porto de Paranaguá é o que vai dar mais competitividade levando desenvolvimento para o nosso produtor, desenvolvimento, emprego e renda para o nosso Estado”, afirmou.
 
Na quarta-feira (10/2), o grupo visitou o Terminal de Contêineres Paranaguá, o Porto Barão de Tefé e o Terminal Privado Ponta do Felix, no município de Antonina. 


 

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